Salário família pode aumentar renda do trabalhador; veja como receber

Você sabe o que é o salário família? Trata-se de um auxílio fornecido pelo INSS para os trabalhadores de baixa renda que possuam filhos. O valor varia de acordo com a quantidade de dependentes e é liberado mensalmente como uma espécie de ajuda de custo. Para poder receber, é preciso estar com os dados devidamente cadastrados no INSS e se enquadrar nas exigências apresentadas logo abaixo.

Salário família pode aumentar renda do trabalhador; veja como receber (Imagem: Reprodução - Google)
Salário família pode aumentar renda do trabalhador; veja como receber (Imagem: Reprodução – Google)

Entre os pré-requisitos, o benefício exige que os candidatos tenham filhos de até 14 anos. No entanto, no caso de adolescentes com doenças e necessidades especiais o valor é liberado em qualquer idade sobre comprovação médica. Além disso, é preciso ter uma renda mensal de até R$ 1.425,56.

Leia também: Pente fino do INSS cancela 74% dos pagamentos analisados

O benefício pode ser solicitado diretamente no empregador ou então no sindicato ou órgão pelo qual está vinculado. Para poder dar entrada é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto e o número do CPF;
  • Termo de responsabilidade;
  • Certidão de nascimento de cada dependente;
  • Caderneta de vacinação ou equivalente, dos dependentes de até 6 anos de idade;
  • Comprovação de frequência escolar dos dependentes de 7 a 14 anos de idade;
  • Requerimento de salário-família (apenas para processos de aposentadoria ou quando não solicitado no requerimento de benefício por incapacidade).

No caso daqueles que já receberam demais auxílios do INSS, como pensões e aposentadorias, o requerimento deverá ser atualizado no sistema do instituto de modo que evite o entrave do deposito.

Como receber o salário família

Os pagamentos são feitos mensalmente, seguindo o cronograma tradicional já divulgado pelo INSS. A ordem da liberação também é determinada de acordo com o número final do cartão do cadastrado e pode ser retirada em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Para poder receber é preciso apresentar o cartão e senha do programa ou então ir até o guichê de atendimento portando um documento oficial com foto.

O depósito segue as mesmas regras dos demais auxílios e tem um prazo de saque de até 60 dias, ficando sujeito a suspensão.

Leia também: Calendário do Bolsa Família retoma pagamentos a partir de hoje (27)!

O valor pode ser destinado para mães e pais da mesma família, desde que ambos se enquadrem nas regras mencionadas. Porém, em caso de divórcio a quantia ficará com aquele que obtiver a guarda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.