Sistemas do INSS passam por atualização, mas ainda não se adequaram as novas regras da previdência. A partir de agora, os aposentados e pensionistas que acessarem o aplicativo ou site do Meu INSS encontrarão uma nova versão. A página foi modificada e apresenta um novo layout que informa o tempo de contribuição e pontuação do trabalhador. Entretanto, ainda não e possível acessar a calculadora da aposentadoria.
Responsável por simular o tempo que falta para que o trabalhador tenha direito ao benefício, a ferramenta ainda está indisponível.
Ao tentar acessa-la, o usuário recebe uma notificação do instituto com os seguintes dizeres: “Estamos atualizando o simulador para adequação às novas regras de aposentadoria (Emenda Constitucional n° 103 de 12 de Novembro de 2019)”.
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Segundo a Dataprev, as modificações fazem parte do plano de ação da nova previdência. Ao ser questionada sobre quando o sistema estaria inteiramente preparado para atender a todas as demandas do INSS, a empresa afirmou que até março o serviço será concluído.
Além disso, alegou que, por enquanto, a maioria dos benefícios já estão disponíveis para consulta, uma vez em que o portal já habilitou a aprovação e análise das seguintes modalidades:
- Concessão de salário-maternidade;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Benefícios de Prestação Continuada ao idoso e à pessoa com deficiência (BPC/Loas);
- Pensão por morte;
- Aposentadoria rural no valor do salário mínimo;
- Pensão especial destinada a crianças com microcefalia decorrente do zika vírus.
“Esses benefícios representam mais da metade de toda demanda recebida diariamente pelo INSS”, defendeu a empresa.
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É válido ressaltar que, mesmo aprovada no dia 12 de novembro de 2019, as regras da reforma ainda seguem de fora dos Meu INSS. Esse vem sendo o principal motivo pelo qual as filas de espera de análises dos benefícios já ultrapassam o número de mais de 2 milhões de pedidos.
Trata-se da maior crise da história do instituto, que precisou contar com a ajuda do governo federal para a realização de uma força tarefa que contenha os atrasos.
Com os pedidos em suspensão, o INSS terá que arcar financeiramente não só com os valores durante a época de atraso, como também com milhares de ações judiciais que vem recebendo em seu nome.
Legalmente, o prazo de resposta da validação de um benefício deve ser de até 45 dias, entretanto este vem sendo desrespeitado e já ultrapassa mais de 120 dias.