Na terça-feira (11), foi oficializado o aumento nos valores do piso dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Automaticamente foram mudados os pagamentos dos salários.
No mês de janeiro, os segurados do INSS já receberam um aumento no qual o salário saiu de R$998 para R$1.039.
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Porém, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ficou na faixa de 4,48% e por isso o governo decidiu reajustar novamente o salário mínimo.
O índice calcula a variação do custo de vida das famílias com renda mensal de um até cinco salários mínimos. No final do ano passado, o governo reajustou o salário em apenas 3,43%.
Após essa definição, os benefícios que serão pagos na quarta-feira (19), já incluem o novo valor do salário mínimo, ou seja, R$1.045.
O ajuste também mudou o piso dos benefícios pagos pelo INSS, que passou a ser de R$1.045. Por lei, esses pagamentos não podem ser inferiores a 1 salário mínimo.
O teto dos benefício, ou seja, o maior salário que pode ser pago pelo INSS sofreu mudanças e passou de R$5.839,45 para R$6.101,06.
Os segurados têm um prazo de 60 dias para saque a partir do dia em que o dinheiro foi depositado em sua conta.
Caso não faça a retirada durante o período estipulado, o dinheiro será devolvido para o INSS. Para reverter a situação, será preciso justificar a ausência do saque e solicitar o ressarcimento.
Essa solicitação pode ser realizada pelo site, portal Meu INSS ou pela central telefônica 135 que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita quando feita de um telefone fixo e o custo é de uma ligação local, quando feita de celular.
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Nesses portais, o beneficiário precisa informar dados como nome e CPF. Ao logar no site, o segurado precisa escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos” e escolher “Novo Requerimento”. Logo em seguida, precisa selecionar “Atualizações para manutenção do Benefício e outros Serviços” e escolher “Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido”.