Consultar saldo do fundo de garantia ficou mais fácil; confira o passo a passo

Os trabalhadores podem realizar a consulta do seu saldo no fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS) de maneira mais fácil. O primeiro passo para realizar a consulta, é o trabalhador ter em mãos o seu Número de Identificação Social (NIS), que também é chamado de PIS/Pasep ou NIT.

Consultar saldo do fundo de garantia ficou mais fácil; confira o passo a passo
Consultar saldo do fundo de garantia ficou mais fácil; confira o passo a passo (Imagem: Reprodução/Google)

Caso não saiba qual seu número de NIS ou NIT é necessário que o trabalhador acesse o site do Cadastro Nacional de Informações (CNIS) para consulta.

Veja também: Saque do FGTS pode ser usado para compra de próteses; entenda como funciona!

Na página, a palavra “inscrição” se encontra no canto esquerdo superior do menu. Assim, é necessário clicar na opção “Filiado”.

Foto: Reprodução/CNIS
Foto: Reprodução/CNIS

Logo após, é necessário digitar o nome completo em “Nome de Filiado”, além de também preencher o nome da sua mãe na sua carteira de trabalho.

Depois, coloque o seu CPF e sua data de nascimento. Já na parte de documentos complementares é preciso informar apenas o RG como documento de identificação sem a necessidade de colocar pontos e hífen.

Depois, digite o texto que aparece na imagem que está no canto inferior da tela.

Foto: Reprodução/CNIS
Foto: Reprodução/CNIS

Agora, é só clicar em “continuar”. Caso os dados estejam corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, na parte superior de sua tela, informando que os seus dados já estão na base do CNIS.

Assim, é só anotar o número do NIT que estará no final desta mensagem. E depois com seu número do NIS é possível realizar a consulta do saldo no site da Caixa Econômica ou pelo aplicativo do FGTS.

Ao digitar o número, não é necessário colocar pontos ou hífen. E digite a senha.

Foto: Reprodução/CNIS
Foto: Reprodução/CNIS

O sistema irá mostrar o saldo disponível para cada conta do trabalhador e o valor total.

Foto: Reprodução/CEF
Foto: Reprodução/CEF

Embaixo, o trabalhador poderá ver o total que ele tem disponível em todas as suas contas.

Foto: Reprodução/CEF
Foto: Reprodução/CEF

Na tela, será possível que o trabalhador veja quando o quanto está disponível de saldo no fundo de garantia e por meio qual canal ele poderá ser retirado.

 

Foto: Reprodução/CEF
Foto: Reprodução/CEF

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA