IR 2020: quando entregar a declaração?

A entrega do Imposto de Renda (IR 2020) ainda não começou oficialmente, mas com um pouco de organização este momento pode se tornar mais rápido e menos estressante. Os documentos só serão recolhidos na primeira semana de março e quem conseguir entregar no início do prazo tem maiores chances de receber a restituição mais cedo. Para os que preferem brincar com o limite, a data final para estar em dia com a declaração é 30 de abril. 

IR 2020: quando entregar a declaração?
IR 2020: quando entregar a declaração?

Para quem ainda não sabe como preencher o documento, o programa oficial para a declaração que funciona como modelo do IRPF deve ser disponibilizado pela Receita Federal na última semana de fevereiro, logo após o Carnaval.

Veja também: Imposto de Renda 2020: saiba o que deduzir para pagar menos 

Quem vai declarar pela primeira vez deve ficar atento a uma série de documentos necessários. Você precisará do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do seu título de eleitor, além dos dados residenciais e da sua profissão.

Caso deseje fazer a declaração em conjunto com esposo ou esposa, o programa também vai pedir o CPF dele/a.  

Quem tem filhos deve declarar o CPF dos dependentes. O documento pode ser solicitado em qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Pessoas com idade entre 16 e 25 anos que tenham título de eleitor, mas que ainda não possuam o CPF, também podem solicitar o documento diretamente no site da Receita.

Se seu bebê nasceu a partir do final de 2017, em sua certidão de nascimento o número de seu cadastro de pessoa física já vem discriminado. 

Quem tem empresa também deve informar os rendimentos da mesma no IR 2020, além de ter até o fim de fevereiro para entregar aos seus funcionários o comprovante com os rendimentos de 2019.

É obrigatório que neste documento venha o valor do salário, quanto foi pago de IR na fonte e de INSS. 

É importante que este processo seja feito com antecedência porque é minucioso e demorado.

Para quem já declarou outra vez, é importante ter o documento do ano passado, pois ele ajudará a reduzir o tempo de trabalho, uma vez que já terá campos preenchidos como sua relação de bens. Caso não saiba onde está a declaração, uma cópia pode ser pedida à Receita Federal.