INSS: como saber que falta atualizar documentos para o benefício ser liberado? Veja!

A crise do INSS segue travando os benefícios de milhares de brasileiros. Iniciada desde o fim do ano passado, o entrave nas filas do instituto já ultrapassou a marca de mais de 2,4 milhões de pessoas. Um dos principais motivos para tal situação diz respeito a dificuldade nas análises, entretanto há também beneficiários com seus pedidos suspensos por causa de erros na documentação enviada.

INSS: como saber que falta atualizar documentos para o benefício ser liberado? Veja! (Imagem: Reprodução - Google)
INSS: como saber que falta atualizar documentos para o benefício ser liberado? Veja! (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo o instituto, cerca de 500 mil cadastros apresentaram erros nos documentos. Isso acontece por questões de incompatibilidade com as regras exigidas pelo benefício solicitado ou então por descuido do próprio segurado na hora de entregar seus dados.

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Aqueles que desejam saber se os dados estão corretos, podem acessa-los por meio do portal do INSS. Basta escolher a opção “Consultar requerimentos” e conferir as informações lá presentes.

O procedimento é rápido e pode ser feito tanto em um computador, como por meio dos celulares, pelo aplicativo do Meu INSS.

Documentos originais necessários para atualizar os dados no INSS

Apenas se for solicitado:

O que fazer caso tenha o benefício bloqueado

Aqueles que encontrarem erros em seus dados, precisarão entrar em contato com o instituto para atualizar as informações, somente após esse procedimento é que poderá solicitar a reativação do benefício. Nesse caso, a pessoa ficará sujeita as filas de espera, devido à crise, podendo esperar por mais de 120 dias.

Sobre a crise

Iniciada no segundo semestre de 2019, trata-se do pior entrave da história do instituto. Mediante a situação, o governo federal precisou interver de modo que realizasse uma operação força tarefa para poder adiantar o processo de análise dos benefícios.

Além disso, o INSS precisará atualizar seus sistemas, colocando as novas regras da previdência. Por fim, será preciso também formar seus servidores de acordo com as mudanças realizadas pela PEC.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
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