Cartão do material escolar do Bolsa Família: MDS diz se o benefício é verdadeiro

Más notícias para os beneficiários do Bolsa Família. Após a divulgação sobre a criação de um auxílio destinado para a compra dos materiais escolares das crianças seguradas pelo programa, o ministério da cidadania informou que a noticia é falsa e que a criação de um cartão do material escolar não será realizada.

Cartão do material escolar do Bolsa Família: MDS diz se o benefício é verdadeiro (Imagem: Reprodução - Google)
Cartão do material escolar do Bolsa Família: MDS diz se o benefício é verdadeiro (Imagem: Reprodução – Google)

Em nota, o governo federal declarou que os novos benefícios em desenvolvimento pela equipe gestora ainda não estão em vigor.

Leia também: Bolsa Família comemora verba recuperada com ação pente fino

Isso significa que para os meses de janeiro e fevereiro, os beneficiários devem contar apenas com a quantia mensal já destinada em suas contas.

“O Ministério da Cidadania esclarece que são falsas as informações sobre um suposto benefício para compra de material escolar que o Governo Federal já estaria oferecendo aos beneficiários do Programa Bolsa Família a partir do mês de janeiro de 2020. Na Câmara dos Deputados há um Projeto de Lei (PL 10.104/18) em tramitação que prevê o repasse do recurso para compra do material escolar, mas que ainda não foi aprovado”, informou a nota presente no site do programa.

Desde a primeira semana do ano, o presidente Jair Bolsonaro vem anunciando que o Bolsa Família passará por uma reformulação a fim de que possa auxiliar ainda mais os cadastrados.

Trata-se de uma tentativa de construir uma marca social em seu governo, levando em consideração que seu primeiro ano de gestão foi voltado exclusivamente para questões econômicas e administrativas, como a reforma da previdência.

Bolsonaro e sua equipe estão criando novos auxílios, como o pagamento destinado para crianças e adolescentes que apresentarem um bom rendimento escolar. Além disso, foi informado também um aumento nas bolsas bases que passarão a ser de R$ 100 e R$ 200.

Por fim, haverá reajustes financeiros também nos benefícios ofertados para crianças recém nascidas e mulheres grávidas. Os valores, nesse caso, ainda não foram divulgados.

O ministério da cidadania não informou um prazo para a validação das propostas, apenas que estas estão sendo estruturadas pela equipe do programa.

É válido ressaltar que, se aprovadas, as medidas aumentarão o custo do projeto, podendo ultrapassar o valor previsto no orçamento da união.

Sobre o cartão do material escolar, os beneficiados devem aguardar uma reposta oficial do governo a respeito do assunto. Isso deve acontecer caso o projeto que sugeriu o benefício seja aprovado.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile