IPTU Maricá 2020: erro da prefeitura pode prejudicar moradores

Os moradores relataram dificuldades em quitar o IPTU Maricá 2020 nos últimos dias, divulgou o jornal Extra. Isto porque parte dos carnês enviados apresentam número de código de barras errado, o que impede que a dívida seja quitada em bancos. Nem mesmo quem prefere arcar com o valor integral do imposto está livre da falha, uma vez que o problema ocorre tanto para eles quanto para quem optou por parcelar o pagamento. 

IPTU Maricá 2020: erro da prefeitura pode prejudicar moradores
IPTU Maricá 2020: erro da prefeitura pode prejudicar moradores

Se você percebeu alguma irregularidade na hora do pagamento do IPTU Maricá 2020, o recomendado é que procure a prefeitura do município.

Leia também: FGTS 2020 poderá servir para liquidar IRPF, IPVA, IPTU e mais; veja como funcionará

Lá eles farão a emissão de uma segunda via do carnê pela internet, que deverá vir com o código de barras correto.

É importante saber que após este procedimento o contribuinte deverá esperar pelo menos duas horas até levar o novo documento aos bancos. Este é o tempo mínimo para que a instituição financeira seja comunicada pela prefeitura sobre a correção.  

Este é o segundo ano consecutivo em que os moradores do município enfrentam problemas em seu IPTU. Ano passado, 2019, vários contribuintes relataram dificuldades para gerar a guia de pagamento online, no site da prefeitura.

À época, os cidadãos precisaram atualizar os dados no Cadastro Geral do Município, além de esperar 48 horas para fazer uma nova tentativa de gerar o carnê pela internet.  

Desta vez o tempo de espera é menor. Através do portal da Prefeitura de Maricá, o governo afirma que a sua Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão trabalhou para modificar processos internos em uma tentativa de facilitar o pagamento da segunda via.

Antes as informações do contribuinte eram enviadas ao banco duas vezes por dia, o que implicava em uma espera de 24 horas para que a instituição registrasse qualquer alteração, porém, desde novembro de 2019, os envios são feitos seis vezes ao dia, entre 9h30 e 17h, garantindo um prazo de correção menor.  

Até o momento, a Prefeitura de Maricá não respondeu sobre a falha e nem sobre o que fará para solucioná-la, além de não esclarecer quantas pessoas foram prejudicadas. 

YouTube video player
Sair da versão mobile