Prova de vida do INSS pode ser a solução para manter seu benefício

Se você é aposentado ou pensionista da Previdência Social fique atento. É preciso realizar a prova de vida do INSS para não perder o direito de receber tais benefícios. A medida é uma exigência do instituto de modo que possa comprovar se o beneficiário está vivo ou se o valor não vem sendo repassado para outra pessoa.

Prova de vida do INSS pode ser a solução para manter seu benefício
Prova de vida do INSS pode ser a solução para manter seu benefício

Todos aqueles que estão recebendo auxílios do INSS devem, obrigatoriamente, uma vez por ano realizar a atualização do cadastro.

O procedimento é simples e pode ser feito na instituição bancária onde o beneficiário recebe seus pagamentos ou por meio do site do Meu INSS.

Leia também: IRPF 2020 dos beneficiados do INSS pode ter valor maior por culpa do governo; entenda!

Aqueles que não sabem o prazo de validade podem ficar despreocupados, pois a própria instituição financeira comunica quando estiver perto do vencimento. Para renovar a documentação é simples, basta ir até a agência bancária e apresentar um documento de identificação.

O procedimento não existe pré-inscrição e nem valores de pagamentos e deve ser feito diretamente nos guichês de atendimento.

Aqueles acima dos 80 anos que não tiverem condições de ir até um banco, podem solicitar um atendimento de um servidor do INSS em sua casa.

Para isso, é preciso para acionar a central de atendimento telefônico de número 135 ou então fazer um requerimento no site do Meu INSS. A central de atendimento do 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Desse modo, o funcionário do instituto vai até o endereço informado para validar o cadastro.

Por fim, se o segurado não morar no Brasil ou estiver viajando, ele pode preencher um formulário, também no site do INSS, e enviar sua documentação pelos correios.

O que fazer se perder o prazo da prova de vida do INSS

O prazo máximo de atraso é de até 6 meses, ultrapassando o tempo será necessário fazer um recadastramento. Nesse caso, aqueles que tiverem a renovação suspensa precisam ir até o banco o mais rápido possível para atualizar o cadastro.

Caso não haja pendências, erros nos dados registrados e incompatibilidade, o benefício é reativado e os valores retidos são liberados para saque. Segundo o INSS, somente em julho de 2019, quase 373 mil benefícios foram suspensos por falta de atualização por parte dos segurados.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.