Bolsa Família e FGTS serão antecipados em estado do Sudeste; saiba em quais casos

Desastres naturais antecipam o pagamento do FGTS e do Bolsa Família no sudeste do país. Graças as fortes chuvas que estão depredando Minas Gerais, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, anunciou a antecipação dos pagamentos dos benefícios para ajudar as famílias que perderam seus bens.

Bolsa Família e FGTS serão antecipados em estado do Sudeste; saiba em quais casos
Bolsa Família e FGTS serão antecipados em estado do Sudeste; saiba em quais casos

O pagamento será disponibilizado nesta semana e permitido por meio de uma pasta que contém R$ 90 milhões para ações imediatas de socorro e assistência aos sobreviventes.

Saiba também: Salário família 2020 ganha reajuste e novo valor de pagamento 

Nessa segunda-feira (27), o ministro esteve sobrevoando as regiões ao lado do governador Romeu Zema e demais autoridades. Segundo ele, os prefeitos dos municípios atingidos estão sendo recrutados para que disponibilizem obras de reparo para as famílias.

Canudo reforçou que é preciso estar atento aos processos burocráticos, de modo que estes não atrapalhem a liberação dos recursos.

“Nesse momento o mais importante é que a burocracia não impeça que os recursos cheguem e essas pessoas sejam atendidas. Precisamos levar ajuda para aqueles que perderam tudo”, afirmou.

Segundo ele, o valor da pasta emergencial faz parte de uma despesa fixa prevista pelo governo federal para ser utilizada em caso de desastres.

Além de Minas, outros estados como o Espírito Santo e o Rio de Janeiro também estão sendo afetados pelas enchentes. Para conter a situação os gestores das regiões estarão ofertando recursos por meio de remanejamentos no orçamento.

Romeu Zema, falou sobre o número de mortes e disse que tanto a Polícia Militar quanto o Corpo de Bombeiros estão de plantão integral para tentar reduzir ao máximo o número de vítimas fatais.

Segundo ele, é preciso fornecer assistência a aqueles que perderam tudo, através de doações de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, colchões e lençóis.

“Infelizmente já tivemos um número expressivo de óbitos no estado, muito mais do que em anos anteriores, mas sabemos que a quantidade de chuva foi a maior da história. Importantíssimo que os prefeitos unidos nos apresentem demandas para o Governo Federal possa o quanto antes trazer os recursos necessários para trazer o mínimo de alento a quem perdeu quase tudo que tinha”, afirmou.

Como antecipar o Bolsa Família e o FGTS

Os beneficiados com o Bolsa Família e as pessoas que possuem saldo do FGTS podem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar a retirada do benefício.

Quem tem direito ao Bolsa Família não precisa se preocupar com calendário, para moradores das cidades atingidas o cronograma foi suspenso. O saque pode ser feito a qualquer tempo.

O mesmo vai acontecer em fevereiro, a partir do dia 12 todos os beneficiados poderão comparecer até a agência para receber seu benefício. Independente do número final do cartão.

Para os dois programas não será necessário apresentar cartão ou documento, levando em consideração que as enchentes podem ter afetado a integridade destes papéis. Basta informar o número de CPF.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.