Nesta sexta-feira (31), chega ao fim o prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA MS 2020, com o desconto de 15%. O motorista que optou por parcelar o imposto, que pode ser feito em até cinco vezes, também deverão pagar a primeira parcela no dia 31.
A segunda cota do IPVA MS 2020 vencerá no dia 28 de fevereiro, a terceira em 31 de março, a quarta em 30 de abril e a última em 29 de maio.
Saiba também: Pagamento IPVA 2020 pode ser feito em conta digital? Saiba!
De acordo com a gestão estadual, foram encaminhados cerca de 1,1 milhão de carnês para os sul-mato-grossenses.
Independente do final da placa do veículo, os contribuintes devem quitar o tributo na mesma data. O calendário citado funciona para todos os transportes tributáveis no Mato Grosso do Sul.
Os valores a serem pagos dependem do preço de mercado do automóvel, segunda a tabela Fipe, multiplicado pelas alíquotas. Para o IPVA MS 2020 a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) definiu as seguintes alíquotas:
- 3,5% para os carros de passeio;
- 2% para caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos;
- 2,5% para embarcações e aeronaves;
- 3% para aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart;
- 3,5% para carros de passeio;
- 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizam óleo diesel;
- 7% para veículos de corrida.
Vale lembrar que caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos pelo primeiro ano e as motocicletas têm desconto de 50% na primeira tributação.
Esse imposto é a segunda fonte de arrecadação do governo mato grossense, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O IPVA é um imposto estadual e obrigatório. Deixar de fazer o pagamento acarreta em multas, juros e pode dobrar o valor original do tributo.
Junto com o IPVA MS 2020 os contribuintes ainda devem pagar o DPVAT e a taxa de renovação do CRLV para poder quitar o licenciamento.
Os impostos podem ser pagos juntos ou separados, dependendo da preferência do proprietário do automóvel.