Salário maternidade rural tem regras importantes que devem ser vistas

Você sabe o que é o salário maternidade rural? Trata-se de um benefício ofertado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para as mulheres que se afastam do trabalho rural por questões relacionadas a maternidade, como o nascimento de um filho, aborto espontâneo ou adoção. O valor é calculado de acordo com o piso nacional e tem duração máxima de até 120 dias, a depender da causa do afastamento.

Salário maternidade rural tem regras importantes que devem ser vistas
Salário maternidade rural tem regras importantes que devem ser vistas

No salário maternidade rural, a mulher precisa comprovar ao INSS o porquê estará se ausentando de suas atividades, por meio da certidão de nascimento da criança (quando houver), laudos médicos pós ou pré parto ou termo de guarda de adoção.

Saiba também: Auxílio acidente: conheça quais as regras para receber o benefício

O benefício, de modo geral, funciona a partir de três situações. A primeira, quando a mulher está vivendo uma gravidez e vai ter seu filho.

A segunda quando sofre um aborto natural. A última diz respeito aos processos de adoção. Para cada modalidade há regras e prazos diferentes.

Aquelas que acabaram de parir terão 120 dias de pagamento. O mesmo prazo se estenderá para o processo adotivo. Apenas no aborto o seguro funcionará por 14 dias, sob comprovação médica.

Exigências no que diz respeito ao tempo de serviço:

  • 10 meses: para o trabalhador Contribuinte Individual (que trabalha por conta própria), Facultativo e Segurado Especial (rural);
  • Isento (sem necessidade de carência): para segurados Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso (que estejam em atividade na data do afastamento, parto, adoção ou guarda);
  • Para os desempregados: é necessário comprovar a qualidade de segurado do INSS e, conforme o caso, cumprir carência de 10 meses trabalhados;
  • Caso tenha perdido a qualidade de segurado, deverá cumprir metade da carência de 10 meses (ou seja, 5 meses) antes do parto ou motivo que gerou direito ao benefício.

Demais informações sobre o salário maternidade rural

  • É válido ressaltar que o benefício não pode ser acumulativo, sendo feito um pagamento por maternidade;
  • O salário maternidade pode ser liberado para homens em casos de adoção;
  • Em caso de morte do assegurado, seu conjugue terá direito ao pagamento desde que esteja registrado como familiar dependente.

Para sanar outras dúvidas entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço funciona de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.