FGTS aniversário: entenda melhor forma de gastar dinheiro anual

Educação financeira em cheque para 2020. Esse ano, milhares de trabalhadores contarão com um pagamento extra, referente a nova modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Intitulado de saque do FGTS aniversário, o pagamento começará a ser feito a partir do mês de abril e permitirá que segurados tenham valores à mais no orçamento.

FGTS aniversário: entenda melhor forma de gastar dinheiro anual
FGTS aniversário: entenda melhor forma de gastar dinheiro anual

A quantia depende do tempo de contribuição de cada trabalhador. Entretanto, é preciso estar atento para não usufruir o valor de forma errada e acabar se prejudicando.

Saiba também: FGTS pode ganhar mais modalidades de saque aumentando benefícios

O primeiro passo importante é lembrar que o FGTS tem como função ser uma espécie de garantia para situações emergenciais. Isso significa que o dinheiro recebido, se utilizado de forma consciente, deve ser destinado para prestações de conta ou demais situações de caráter urgente.

Aqueles que aderirem ao saque-aniversário, por exemplo, não terão acesso ao dinheiro da rescisão, caso percam seus trabalhos. Isso significa que antes de gastar a quantia recebida é preciso pensar bem e separar uma parcela como uma espécie de poupança para não ficar descoberto.

Ao receber o valor, o primeiro passo mais importante é ter em mente todas as despesas em aberto e calcula-las de acordo com a quantia presente na conta bancária. Comece pondo na ponta do lápis todos os valores que precisam entrar e sair.

Contas como aluguel, taxa de água, luz, entre outras, devem ser incluídas exclusivamente dentro do seu salário mensal.

Quanto ao FGTS aniversário, deixe-o para casos mais sérios que não cabem eu seu orçamento, como por exemplo o encerramento de alguma dívida, empréstimos bancários ou realização de algum procedimento médico de caráter grave que não fez até então por questões financeiras.

Se ao avaliar sua planilha de gastos você identificar que os boletos estão em dia e não há despesas em aberto, não use o FGTS para gastos como viagens, compras, entre outras, pois acabará não sentindo como a quanta foi gasta.

Nesse caso, pense na possibilidade de investir em alguma poupança, avaliando questões como a taxa de Selic, para não ter perdas. Ou, por fim, apenas guarde-o para utiliza-lo mais a frente em um momento que for necessário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.