FGTS aniversário: entenda melhor forma de gastar dinheiro anual

Educação financeira em cheque para 2020. Esse ano, milhares de trabalhadores contarão com um pagamento extra, referente a nova modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Intitulado de saque do FGTS aniversário, o pagamento começará a ser feito a partir do mês de abril e permitirá que segurados tenham valores à mais no orçamento.

FGTS aniversário: entenda melhor forma de gastar dinheiro anual
FGTS aniversário: entenda melhor forma de gastar dinheiro anual

A quantia depende do tempo de contribuição de cada trabalhador. Entretanto, é preciso estar atento para não usufruir o valor de forma errada e acabar se prejudicando.

Saiba também: FGTS pode ganhar mais modalidades de saque aumentando benefícios

O primeiro passo importante é lembrar que o FGTS tem como função ser uma espécie de garantia para situações emergenciais. Isso significa que o dinheiro recebido, se utilizado de forma consciente, deve ser destinado para prestações de conta ou demais situações de caráter urgente.

Aqueles que aderirem ao saque-aniversário, por exemplo, não terão acesso ao dinheiro da rescisão, caso percam seus trabalhos. Isso significa que antes de gastar a quantia recebida é preciso pensar bem e separar uma parcela como uma espécie de poupança para não ficar descoberto.

Ao receber o valor, o primeiro passo mais importante é ter em mente todas as despesas em aberto e calcula-las de acordo com a quantia presente na conta bancária. Comece pondo na ponta do lápis todos os valores que precisam entrar e sair.

Contas como aluguel, taxa de água, luz, entre outras, devem ser incluídas exclusivamente dentro do seu salário mensal.

Quanto ao FGTS aniversário, deixe-o para casos mais sérios que não cabem eu seu orçamento, como por exemplo o encerramento de alguma dívida, empréstimos bancários ou realização de algum procedimento médico de caráter grave que não fez até então por questões financeiras.

Se ao avaliar sua planilha de gastos você identificar que os boletos estão em dia e não há despesas em aberto, não use o FGTS para gastos como viagens, compras, entre outras, pois acabará não sentindo como a quanta foi gasta.

Nesse caso, pense na possibilidade de investir em alguma poupança, avaliando questões como a taxa de Selic, para não ter perdas. Ou, por fim, apenas guarde-o para utiliza-lo mais a frente em um momento que for necessário.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

FGTS aniversário: entenda melhor forma de gastar dinheiro anual

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA