Calendário Bolsa Família: pagamento começou veja até quando pode sacar

Beneficiários devem ficar atentos, pois o calendário do Bolsa Família já começou. A primeira parcela foi liberada nessa segunda-feira (20) e marca o início da liberação dos créditos neste ano. Para receber, é preciso ter o cartão cidadãos em mãos e ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Calendário Bolsa Família: pagamento começou veja até quando pode sacar
Calendário Bolsa Família: pagamento começou veja até quando pode sacar

Os pagamentos, como de costume, acontecerão mensalmente e a ordem será estabelecida por meio da numeração final do cartão.

Veja também: Corte do Bolsa Família no RS assusta cadastrados no programa

Para consultar a tabela divulgada pelo Ministério da Cidadania, o beneficiário deve ficar atento ao último dígito em seu documento social e consulta-lo na primeira coluna.

Basta seguir a linha em horizontal e vai saber as datas em que receberá ao longo dos próximos 12 meses. O benefício é pago sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês.

Calendário Bolsa Família

Valores

Os valores irão variar de acordo com a situação de cada família. Quanto maior a quantidade de dependentes, mais alto será o pagamento.

Crianças recém-nascidas de até seis meses, mulheres gestantes, jovens matriculados em escolas públicas, são algumas das modalidades que recebem auxílios extras.

É válido ressaltar que o prazo limite para o saque é de até 90 dias, após a data liberada no calendário Bolsa Família. Caso contrário o beneficiário poderá perder seu direito ao recebimento.

Ao não usufruir da quantia ofertada, o Ministério da Cidadania subentende que a família cadastrada não está mais precisando do valor e pode desliga-la.

Mudanças previstas para 2020

Graças a ações desenvolvidas pelo governo de Jair Bolsonaro, as mais de 13 milhões de famílias cadastradas poderão receber quantias ainda mais altas.

Desde o fim do ano passado, o presidente vem anunciando medidas para beneficiar a categoria por meio da criação de novos auxílios e aumento de valores.

Sua comissão social está validando um projeto que entre as ideias, sugere o aumento da bolsa base para R$ 100 e R$ 200 (pobreza e extrema pobreza).

Além disso, está se estudando um pagamento extra para os jovens que apresentarem um desempenho escolar acima da média 7 e participarem de olimpíadas esportivas e acadêmicas.

Por fim, Bolsonaro deverá pagar, pela segunda vez, o 13º salário em dezembro. A ação liberada no ano passado movimentou milhões na economia nacional e marcou o início de suas atividades sociais na presidência.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.