Calendário Bolsa Família: pagamento começou veja até quando pode sacar

Beneficiários devem ficar atentos, pois o calendário do Bolsa Família já começou. A primeira parcela foi liberada nessa segunda-feira (20) e marca o início da liberação dos créditos neste ano. Para receber, é preciso ter o cartão cidadãos em mãos e ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Calendário Bolsa Família: pagamento começou veja até quando pode sacar
Calendário Bolsa Família: pagamento começou veja até quando pode sacar

Os pagamentos, como de costume, acontecerão mensalmente e a ordem será estabelecida por meio da numeração final do cartão.

Veja também: Corte do Bolsa Família no RS assusta cadastrados no programa

Para consultar a tabela divulgada pelo Ministério da Cidadania, o beneficiário deve ficar atento ao último dígito em seu documento social e consulta-lo na primeira coluna.

Basta seguir a linha em horizontal e vai saber as datas em que receberá ao longo dos próximos 12 meses. O benefício é pago sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês.

Calendário Bolsa Família

Valores

Os valores irão variar de acordo com a situação de cada família. Quanto maior a quantidade de dependentes, mais alto será o pagamento.

Crianças recém-nascidas de até seis meses, mulheres gestantes, jovens matriculados em escolas públicas, são algumas das modalidades que recebem auxílios extras.

É válido ressaltar que o prazo limite para o saque é de até 90 dias, após a data liberada no calendário Bolsa Família. Caso contrário o beneficiário poderá perder seu direito ao recebimento.

Ao não usufruir da quantia ofertada, o Ministério da Cidadania subentende que a família cadastrada não está mais precisando do valor e pode desliga-la.

Mudanças previstas para 2020

Graças a ações desenvolvidas pelo governo de Jair Bolsonaro, as mais de 13 milhões de famílias cadastradas poderão receber quantias ainda mais altas.

Desde o fim do ano passado, o presidente vem anunciando medidas para beneficiar a categoria por meio da criação de novos auxílios e aumento de valores.

Sua comissão social está validando um projeto que entre as ideias, sugere o aumento da bolsa base para R$ 100 e R$ 200 (pobreza e extrema pobreza).

Além disso, está se estudando um pagamento extra para os jovens que apresentarem um desempenho escolar acima da média 7 e participarem de olimpíadas esportivas e acadêmicas.

Por fim, Bolsonaro deverá pagar, pela segunda vez, o 13º salário em dezembro. A ação liberada no ano passado movimentou milhões na economia nacional e marcou o início de suas atividades sociais na presidência.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.