Novo FGTS vai aumentar modalidades e número de beneficiados

Após a criação da modalidade imediata e do saque-aniversário, governo federal está estudando criar outras categorias de pagamento para os segurados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Inicialmente, o benefício tinha como objetivo principal ofertar valores em caso de desemprego, entretanto há outras variáveis para a liberação do recurso que podem trazer um novo FGTS.

Novo FGTS vai aumentar modalidades e número de beneficiados
Novo FGTS vai aumentar modalidades e número de beneficiados

Enchentes, incêndios, perda total do imóvel por desastres naturais eram algumas das categorias que permitiram que o segurado solicitasse o valor. Além disso, aqueles que desejassem financiar um imóvel também poderiam dar entrada no pedido.

Leia também: Saque do FGTS de R$998 ainda pode ser feito; veja como

Para 2020, estão sendo elaborados novos projetos, estes ligados às áreas de saúde, educação e mais. As medidas vem sendo trabalhadas no Senado e deverão passar por um período de análise, votação e modificação em seus textos.

Como será usado o novo FGTS

  • Saúde

Um dos projetos em análise permite a liberação do FGTS para os segurados que estiverem nas situações abaixo:

  • Doença grave, incapacitante ou rara
  • Doença que demande cuidados permanentes ou de alto custo
  • Doença que necessite de tratamento multidisciplinar
  • Doença ou condição que dispense carência para concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
  • Doença ou condição que motive isenção do Imposto de Renda.

O texto é de autoria do senador Romário (Podemos-RJ) e tem como objetivo, segundo o parlamentar, fornecer recursos para aqueles que estão em situação de risco, podendo garantir uma melhora no quadro clínico por meio do pagamento de tratamentos e medicações.

“Hoje o saque do FGTS é permitido quando o trabalhador ou seus dependentes estão em estágio terminal. Com essa proposta, queremos adequar a lei para que os recursos também possam ser utilizados quando ainda for possível prolongar a vida do trabalhador ou de seu dependente, ou para amenizar seu sofrimento“, declarou.

Outro projeto, também ligado a saúde, permitirá que o trabalhador solicite o benefício para poder comprar órteses e próteses para dependentes com deficiência. A proposta é uma sugestão da senadora Mara Gabrilli (PSDB).

  • Educação

Na área de educação, o senador Major Olimpio (PSL-SP), sugeriu uma medida que permite o saque para pagamento de matrícula e mensalidades escolares em curso superior ou técnico profissionalizante.

O novo FGTS, neste segmento, poderá ser utilizado para custear os estudos do trabalhador e de seus dependentes.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.