Donos de cartão de crédito terão mais uma solução para ajudar na hora de combater fraudes e identificar as compras. Nova prática deve ser adotada por operadores na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado.
Agora as operadoras de cartão de crédito são obrigadas a enviarem aos clientes uma mensagem de texto (SMS) na hora da realização de um compra. Ou seja, ao comprar um produto, ele será informado sobre a aquisição.
A nova regra faz parte do projeto de lei sancionado pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, nesta terça-feira (21). De acordo com o texto, a intenção é agilizar a identificação de fraudes, como em casos de roubo e clonagem de cartões.
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O texto sancionado foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (22) e já começa a valer. A proposta foi realizada pelo vereador Carlos Eduardo (SD), autor do projeto na Câmara Municipal do Rio.
Segundo o parlamentar, a lei dá ao consumidor a oportunidade de, imediatamente, contestar uma compra e cancelar o cartão de crédito, evitando que outras compras sejam debitadas indevidamente.
Ainda é pontuado no texto que as operadoras, a partir do bloqueio do cartão, conseguirão vantagens ao identificar as irregularidades de forma mais prática e podem atuar rapidamente.
Hoje, o serviço de envio de SMS para os clientes na hora da realização de uma compra é cobrado por algumas operadoras. Desta forma, com a nova implementação passará a valer como uma regra geral.
Os clientes ainda podem realizar a verificação de seus gastos através dos aplicativos oficiais de cada um das empresas de cartão de crédito. Por meio da plataforma é possível identificar as compras de todo o período de uso do cartão.
Além disto, a notificação é enviada caso o cliente tenha interesse. Mas, para recebê-la é preciso estar conectado com a internet. Nos app ainda é possível emitir segunda via de conta e outras funcionalidades.
Para realizar a contestação de alguma compra o fluxo atual de procedimento depende de cada cartão de crédito, mas o passo inicial é realizar o bloqueio e entrar em contato com a operadora detalhando a situação e informando pontos necessários para a realizar a investigação.