Tabela do DPVAT muda e donos de carros pagarão menos

Após polemica e ameaças de suspensão, a tabela do DPVAT 2020 com os valores a serem pagos, foi finalmente definida. A cobrança teve início na última semana, entretanto passou por uma modificação quanto a taxação. Inicialmente, os valores seriam os mesmos de 2019, mas após uma ação do STF houve uma redução de 83%.

Tabela do DPVAT muda e donos de carros pagarão menos
Tabela do DPVAT muda e donos de carros pagarão menos

A quantia varia de acordo com cada categoria do veículo. Entretanto não passa de R$ 12,30. Confira os preços abaixo.

Saiba também: Restituição do DPVAT 2020 começa hoje; saiba como pedir

Tabela do DPVAT para 2020

O calendário de pagamento seguirá o mesmo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O DVPAT deve ser quitado ao pagar a primeira parcela do IPVA e as datas variam de acordo com cada estado e têm sua ordem definida pela numeração final das placas dos automóveis.

Para poder quitar o seguro, basta entrar no site da seguradora Líder e emitir o boleto. O procedimento é simples e solicita o número de RENAVAM do imóvel.

O documento é disponibilizado automaticamente para a impressão e também pode ser quitado por meio dos aplicativos das instituições financeiras.

Reembolso do seguro

Com a modificação dos valores, mais de 2 milhões de brasileiros deverão receber o reembolso da seguradora Líder. A ação acontecerá porque inicialmente a quantia cobrada foi 83% mais cara, e muitos pagaram o seguro nessas condições.

Para ter a devolução, é preciso que o motorista entre em contato com a Líder e formalize o pedido. O pagamento já está sendo feito e se entenderá até o fim do mês.

Advogados especialistas informam que, mesmo se os contribuintes não pedirem o reembolso, a empresa não poderá ficar com a quantia, pois a ação será considerada como apropriação indevida.

Desdobramentos na tabela do DPVAT

O novo reajuste ocorreu graças a um pedido da Advocacia Geral da União que alegou que a Líder tinha dinheiro em caixa o suficiente para sustentar o DPVAT esse ano.

Segundo o órgão, a empresa estaria agindo por interesse próprio ao solicitar que o STF suspendesse a redução. No começo da semana, o ministro Dias Toffoli finalizou o processo optando pelo reajuste.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile