ID Jovem pode diminuir em 50% gastos dos brasileiros em eventos culturais

Por lei, uma parcela dos jovens brasileiros, entre 15 e 29 anos, podem ter acesso ao ID Jovem, o que lhes garante acesso mais fácil a shows, peças e filmes. Além de disponibilizar vagas gratuitas ou com desconto de até 50% em meios de transporte coletivos. Para saber como funciona este benefício, e se você pode se inscrever nele, continue lendo a matéria.

ID Jovem pode diminuir em 50% gastos dos brasileiros em eventos culturais
ID Jovem pode diminuir em 50% gastos dos brasileiros em eventos culturais

O que é ID Jovem? 

Gerida pela Secretaria Nacional da Juventude, a Identidade Jovem, ou ID Jovem como é mais conhecida, trata-se do documento que garante acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.

Saiba também: Contratação de Jovem Aprendiz receberá mudanças na Câmara dos deputados

Além de permitir facilidades na compra de passagens interestaduais, que podem tornar-se gratuitas ou sofrer descontos, o que está registrado na lei 8.537/2015 . 

Falando em lei, a ID é garantida pelo Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013) e abraça milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos. 

Quem pode ter a carteirinha de desconto? 

Se você tem a idade permitida, é pertencente à família com renda mensal baixa e está em dia com a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, você pode se inscrever na Identidade Jovem. Abaixo estará a lista de condições disponibilizada pelo Governo Federal: 

Leia também: Carteira Verde e Amarelo: como o programa vai beneficiar os jovens?

Como me cadastrar no ID Jovem? 

O cadastro para a ID Jovem é simples e pode ser feito online, através do site do benefício. Para se inscrever, você deverá enviar: 

Ainda restou alguma dúvida? Suas questões podem ser enviadas a Secretaria Nacional da Juventude através da aba “Fale Conosco” no próprio site do benefício. 

Sair da versão mobile