Caiu na malha fina do IRPF, mas regularizou? A Receita tem uma boa notícia

Caiu na malha fina do IRPF e já regularizou sua situação? Então pode comemorar. A Receita Federal anunciou, nessa quarta-feira (15), que deu início a liberação das restituições do tributo. O pagamento será destinado para aqueles que atualizaram os dados na RF, referentes aos anos de 2008 a 2019.

Caiu na malha fina do IRPF, mas regularizou? A Receita tem uma boa notícia
Caiu na malha fina do IRPF, mas regularizou? A Receita tem uma boa notícia

Segundo a Receita, serão cerca de R$ 725 milhões depositados para os contribuintes. O valor será enviado para as contas bancárias indicadas na hora de fazer a declaração e deverá cair durante os próximos dias.

Veja também: IRPF: fim das deduções do INSS será mais vantajosa para o governo

Nesse lote, 8.010 são idosos acima de 80 anos, 36.161 têm entre 60 e 79 anos de idade, 4.412 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 9.387 têm no magistério sua maior fonte de renda.

Como saber se teve a restituição liberada?

Quem estiver em dúvidas quanto a liberação da restituição, pode entrar no site da Receita para conferir. O procedimento é simples e solicita apenas o número do CPF do cadastrado.

Além disso, é possível também se informar pelo Receitafone (146) ou checar pelo app Pessoa Física, disponível para Android e iOS. No portal são dadas informações sobre os lotes da restituição e consequências da malha fina do IRPF.

A quantia paga é calculada a partir da Selic (taxa básica de juros), podendo ou não receber alterações. Os percentuais de correção variam de 4,77% (2019) a 113,05% (declarações entregues em 2008).

A restituição fica disponível no banco durante 12 meses. Caso o contribuinte não retire o valor, precisará solicita-lo pelo site da Receita, indo até a aba de “Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição”, ou diretamente no e-CAC, em “Extrato do Processamento da DIRPF”.

Aqueles que não tiveram a quantia debitada, mas têm direito de recebe-la, devem entrar em contato com as instituições responsáveis. Basta ir até uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos)

O que é a malha fina do IRPF?

Trata-se de uma revisão do Imposto onde a Receita Federal que identifica erros das declarações dos contribuintes. Omissão de valores, sonegação de pagamentos ou depósitos são alguns dos motivos pelos quais os brasileiros caem na malha fina.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile