CNH Social vira alvo de golpes na internet; veja como se proteger

Motoristas da Paraíba devem ficar atentos, pois há um novo golpe na praça. Na última semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), emitiu um alerta para a população do estado informando sobre um falso site para solicitar a CNH Social. Segundo o órgão, o portal é uma fraude e tem como objetivo roubar dinheiro dos usuários.

CNH Social vira alvo de golpes na internet; veja como se proteger
CNH Social vira alvo de golpes na internet; veja como se proteger

Em seu texto, o Detran-PB explicou que trata-se de uma plataforma utilizada para a aplicação de golpes financeiros.

Ao acessá-la, o usuário informa seus dados pessoais, número de documentação, registros financeiros e recebe um boleto de pagamento pelo cadastro.

Leia também: Reembolso do DPVAT começa a ser pago nesta semana; veja como funcionará

O órgão reforçou que, para poder se candidatar ao Programa de Habilitação Social (PHS), é preciso que o cidadão acesse o site oficial do PHS. Além disso, relembrou que não há nenhum tipo de cobrança ou boleto enviado por e-mail ou SMS.

Segundo a sua gestão administrativa, o portal que está sendo divulgado é muito semelhante ao oficial, por isso é preciso ficar atento. Em caso de dúvidas, o Detran informa que é melhor acessar a página por meio de suas plataformas de comunicação oficiais.

A hospedagem do site falso está utilizando os seguintes endereços: detran.cnh-e.net, social.cnh-e.net, cnhsocial.net.br e nossofgts.club/cadastro/cnhsocial/confirmado/?f9.

Sobre a CNH Social

Trata-se de um projeto do governo federal que permite que milhares de brasileiros tirem suas carteiras de habilitação de forma gratuita.

Para se candidatar é preciso atender alguns pré-requisitos de renda e o calendário de solicitação varia de acordo com cada estado.

Após o cadastro registrado, o candidato fica aguardando o tempo de aprovação e deve ser chamado pelo Detran para comprovar a documentação enviada.

Se o processo for aprovado, ele está isento do pagamento de todas as etapas para emitir a 1° via ou mudança de categoria na carteira de habilitação.

Como evitar golpes

Especialistas em fraudes online reforçam que a melhor forma de fugir de tais golpes é evitar esses links fantasmas que prometem promoções ou descontos imperdíveis.

No que diz respeito a cadastros do governo, como o PSH e o Bolsa Família, por exemplo, o mais recomendado é acessar obrigatoriamente os portais através dos meios de comunicação oficiais do governo, seja ele federal ou estadual.

E mais, não preencher qualquer formulário ou passar seus dados sem ter total certeza de que se trata de um sistema de confiança. Qualquer dúvida, ligue para o Detran e questione sobre o programa para ter certeza da vigência do mesmo.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile