Motoristas da Paraíba devem ficar atentos, pois há um novo golpe na praça. Na última semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), emitiu um alerta para a população do estado informando sobre um falso site para solicitar a CNH Social. Segundo o órgão, o portal é uma fraude e tem como objetivo roubar dinheiro dos usuários.
Em seu texto, o Detran-PB explicou que trata-se de uma plataforma utilizada para a aplicação de golpes financeiros.
Ao acessá-la, o usuário informa seus dados pessoais, número de documentação, registros financeiros e recebe um boleto de pagamento pelo cadastro.
Leia também: Reembolso do DPVAT começa a ser pago nesta semana; veja como funcionará
O órgão reforçou que, para poder se candidatar ao Programa de Habilitação Social (PHS), é preciso que o cidadão acesse o site oficial do PHS. Além disso, relembrou que não há nenhum tipo de cobrança ou boleto enviado por e-mail ou SMS.
Segundo a sua gestão administrativa, o portal que está sendo divulgado é muito semelhante ao oficial, por isso é preciso ficar atento. Em caso de dúvidas, o Detran informa que é melhor acessar a página por meio de suas plataformas de comunicação oficiais.
A hospedagem do site falso está utilizando os seguintes endereços: detran.cnh-e.net, social.cnh-e.net, cnhsocial.net.br e nossofgts.club/cadastro/cnhsocial/confirmado/?f9.
Sobre a CNH Social
Trata-se de um projeto do governo federal que permite que milhares de brasileiros tirem suas carteiras de habilitação de forma gratuita.
Para se candidatar é preciso atender alguns pré-requisitos de renda e o calendário de solicitação varia de acordo com cada estado.
Após o cadastro registrado, o candidato fica aguardando o tempo de aprovação e deve ser chamado pelo Detran para comprovar a documentação enviada.
Se o processo for aprovado, ele está isento do pagamento de todas as etapas para emitir a 1° via ou mudança de categoria na carteira de habilitação.
Como evitar golpes
Especialistas em fraudes online reforçam que a melhor forma de fugir de tais golpes é evitar esses links fantasmas que prometem promoções ou descontos imperdíveis.
No que diz respeito a cadastros do governo, como o PSH e o Bolsa Família, por exemplo, o mais recomendado é acessar obrigatoriamente os portais através dos meios de comunicação oficiais do governo, seja ele federal ou estadual.
E mais, não preencher qualquer formulário ou passar seus dados sem ter total certeza de que se trata de um sistema de confiança. Qualquer dúvida, ligue para o Detran e questione sobre o programa para ter certeza da vigência do mesmo.