Cadastro Positivo: entenda o que muda e como vai funcionar o sistema

Mudanças no Cadastro Positivo beneficiarão os bons pagadores. Desde o último sábado (11), foi liberado o acesso ao “score” (nota de crédito) dos consumidores brasileiros no Cadastro Positivo. A ação marca o primeiro calendário de consulta de 2020 e terá modificações em seu funcionamento. Agora, aquele com o menor histórico de dívidas será contemplado com juros reduzidos.

Cadastro Positivo: entenda o que muda e como vai funcionar o sistema
Cadastro Positivo: entenda o que muda e como vai funcionar o sistema

Desde o anúncio de que o portal estaria liberado para acesso, as buscas pelo termo “cadastro positivo” cresceram mais de 860%.

A maioria diz respeito a dúvida quanto ao funcionamento da plataforma e como ser beneficiado ou limpar o nome na praça para evitar desgastes.

Leia também: Serasa inicia campanha diferente para brasileiros limparem seu nome

Até o ano passado, somente os inadimplentes tinham seus nomes listados. Entretanto, esse ano, todos entraram na planilha. Para retirar, aqueles que desejarem, devem solicitar o cancelamento presencialmente em um dos birôs de créditos do SPC.

Aqueles que permanecerem com o nome na tabela e tiverem com as dívidas em dia serão beneficiados de duas formas: menos inadimplência para quem dá crédito (varejistas, bancos, empresas de crédito etc.) e juros menores para quem toma (consumidores).

Nesse primeiro momento, foram notificados clientes com vínculo nas principais redes bancárias do país, sendo estas: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Na sequência, será a vez de outras 100 empresas, incluindo marcas de varejo, telemarketing, concessionárias de água, luz, entre outras.

Como fazer a consulta no Cadastro Positivo

Para saber se está no time dos inadimplentes, é possível consultar a própria nota e histórico financeiro.

Para isso, basta acessar os sites dos birôs de crédito autorizados pelo Banco Central (Boa Vista, Quod, Serasa e SPC). O cadastro é feito por meio da utilização do CPF e o extrato é gerado automaticamente, apresentando o histórico financeiro do usuário.

Informações concedidas no sistema

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile