Reforma administrativa será apresentada em fevereiro; saiba as propostas

Reforma administrativa será pauta no governo a partir das próximas semanas. O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, informou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa foi finalizada e chegará ao Congresso Nacional já nos primeiros dias de fevereiro.

Reforma administrativa será apresentada em fevereiro; saiba as propostas
Reforma administrativa será apresentada em fevereiro; saiba as propostas

Segundo ele, sua formulação será feita em fases, de modo que os textos possam ser validados e aprovados pelos parlamentares simultaneamente. Entre os assuntos trabalhados, estão as questões referentes aos salários dos servidores públicos.

Leia tambémContenção de crise do INSS é criticada entre os funcionários da Previdência

Uebel afirmou que as modificações vem sendo trabalhadas desde 2019 e devem entrar em vigor até 2022. Durante um café da manhã com jornalistas, o secretário afirmou que serão mantidas as estabilidade e salários e que os servidores não devem se preocupar com possíveis desligamentos, pois a medida está fora de questão.

“Mudanças estruturais com a reforma administrativa vão ser apenas para os novos servidores”, ressaltou.

Questionado sobre os impactos fiscais esperados pela PEC, Uebel não informou números alegando que a estimativa só começará a ser contabilizada em fevereiro. Ele destacou que a “reforma é necessária, importante e dá condições de melhor entrega de serviços para o cidadão sem aumento de custo para o cidadão”.

Por fim, explicou os motivos pelos quais o projeto só será levado adiante este ano. Segundo ele, o governo federal precisou se concentrar na reforma da previdência, maior ação realizada desde o mandado do presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, alegou que a ação foi adiada por questões políticas levando em consideração o período de início da gestão de Bolsonaro.

O secretário espera que a proposta seja bem avaliada entre a Câmara e o Congresso Nacional, contando com a colaboração dos demais parlamentarem para a execução da proposta. Ele confessou que deseja que o texto seja aprovado ainda este ano, para que em 2021 dê início as fases de análise e validação das novas regras.

Essa será a segunda grande modificação proposta pela gestão de Bolsonaro que também trabalhará na reforma tributária ainda em este ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.