Força tarefa do INSS vai ganhar mais um reforço autorizado pelo governo

Mais servidores atuando na força tarefa do INSS. O governo federal anunciou, por meio de uma publicação no Diário Oficial da União, que emprestará 49 funcionários da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), para ajudarem na liberação dos mais de 2 milhões de benefícios acumulados.

Força tarefa do INSS vai ganhar mais um reforço autorizado pelo governo
Força tarefa do INSS vai ganhar mais um reforço autorizado pelo governo

Segundo o poder público, a ideia é que com mais profissionais especializados no funcionamento da previdência, o serviço seja otimizado e consiga andar mais rápido.

Saiba tambémContenção de crise do INSS é criticada entre os funcionários da Previdência

A equipe da Dataprev ficará no INSS até o período de regularização da fila e depois voltarão para seus cargos de origem.

Reforço militar na força tarefa do INSS

Além dos servidores, foi anunciada também a contratação de 7 mil militares reservistas para compor a força-tarefa do INSS. Estes começarão a trabalhar a partir de abril e ficarão responsáveis pelos serviços de atendimento aos beneficiários nos guichês da instituição.

Para poderem realizar tais operações, os reservistas passarão por um treinamento com a equipe interna do INSS e deverão se familiarizar com as etapas de funcionamento das demandas.

Os salários dos oficiais irão variar, podendo chegar até R$ 13 mil, o que vem causando insatisfação nos servidores do INSS que possuem pagamento inferiores. Quanto a este grupo, eles serão afastados dos guichês para trabalharem na análise dos benefícios.

A expectativa é que até setembro a situação seja previamente normalizada. Entretanto, o governo já anunciou que não será possível zerar o número de benefícios em espera, já que, por mês, são enviadas mais de um milhão de solicitações.

Motivos dá crise na Previdência

A situação está acontecendo desde o fim de 2019, com a aprovação da reforma da previdência. Ao ser promulgada, no dia 13 de novembro, a PEC modificou as regras para liberação dos benefícios e estas mesmas ainda não foram atualizadas nos sistemas do INSS.

Além disso, há também um atraso do relatório gerado pela Dataprev que informa os dados dos cadastrados. O serviço vem sendo realizado desde 2018 e até então não foi encerrado, atrasando ainda mais as análises individuais dos aposentados e pensionistas.

É válido relembrar que, conforme estipula a lei, o prazo para a liberação de um benefício deve ser de até 45 dias. Entretanto, este foi ultrapassado e já registrou a marca de 120 dias em suspensão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.