Contratação de Jovem Aprendiz receberá mudanças na Câmara dos deputados

Mais mudanças nos programas sociais brasileiros. O assunto em debate na Câmara dos Deputados, neste momento, é a reformulação do Jovem Aprendiz. Criado para estimular a contratação dos adolescentes no mercado, o projeto passará por uma reforma que poderá permitir, entre outras coisas, trabalhos aos domingos.

Contratação de Jovem Aprendiz receberá mudanças na Câmara dos deputados

A ação está sendo preparada e faz parte da “agenda social” formulada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Cerca de 17 líderes partidários já tiveram acesso a pasta que deverá ser encerrada ainda nesse primeiro semestre.

A votação terá início em fevereiro e será responsável por determinar quais propostas entrarão ou não em vigor.

Leia também: Vagas de emprego de maior destaque com inscrição até janeiro; confira!

A primeira e principal alteração diz respeito a permissão para que os contratantes solicitem os jovens para trabalhar aos domingo. A mesma medida será aplicada no programa Verde e Amarelo e vem sendo reprovada pela sociedade civil.

Para defender a proposta, os parlamentares alegam que a medida movimentará ainda mais a economia nacional e que não será um serviço obrigatório, uma vez em que o funcionário poderá dizer se deseja ou não trabalhar.

Entretanto, quem está lado contrário, alega que a medida não funcionará dessa forma, tendo em vista que há a chance de demissão por parte daqueles que se negarem a prestar os serviços.

Outra alteração está relacionada a quantidade de contratações de Jovem Aprendiz por empresa. O projeto contará com 3% dos empregados (para empresas com mais de 7,5 mil funcionários) entre 15%.

As críticas referentes a proposta alegam que ela irá criar um ambiente competitivo com os profissionais qualificados no mercado. Além disso, tem sido vista como uma forma de mão de obra barata para os contratantes que gastam menos para manter os jovens do que um especialista.

Há também a possibilidade de aumentar o prazo do contrato até que o jovem complete 18 anos. Atualmente, o serviço tem duração máxima de 2 anos. Porém, se o projeto for aprovado, poderá ser maior, a depender da idade em que o jovem iniciar sua jornada.

Por fim, há mudanças educacionais, aumentando o tempo de serviço e liberando cursos a distância (EAD) como forma de vinculo estudantil, exigido para ser um cadastrado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.