Novo cálculo do INSS pode reajustar valor de salário dos pensionistas

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social podem receber um reajuste positivo em seus pagamentos. Graças a uma decisão do Superior Tribunal da Justiça, o novo cálculo do INSS passará a considerar todas as contribuições feitas pelo trabalhador ao longo de sua carreira. Até então, o cálculo só considerava o que foi pago a partir de 1994, quando entrou em vigor o plano real.

Novo cálculo do INSS pode reajustar valor de salário dos pensionistas
Novo cálculo do INSS pode reajustar valor de salário dos pensionistas

Intitulada de “revisão da vida toda” a medida permitirá que milhares de brasileiros possam receber quantias à mais em seus benefícios. Para poder ter acesso a proposta, é preciso entrar em contato com o INSS solicitando a revisão.

Saiba também: Novo salário do INSS será incluso na folha de janeiro; confira calendário

Entretanto, os especialistas alertam para a necessidade de consultar profissionais qualificados na hora de fazer o novo cálculo do INSS. Aqueles que tinham salários maiores na época anterior a 1994, devem ter gratificações mais elevadas atualmente.

Quem tem direito a solicitar o novo cálculo do INSS

Todo e qualquer trabalhador, aposentado e pensionista, que estava em ofício durante o período citado. É preciso ter contribuído para o INSS ao longo da vida e estar devidamente cadastrado no sistema.

Os novos pagamentos devem ser liberados após a comprovação do salário anterior e contará com um reajuste calculado em cima dos últimos 5 anos, como uma espécie de “valor extra” concedido pelo atraso.

Para poder dar entrada, os segurados precisão ter no máximo 10 anos de aposentadoria. Isso significa que quem se aposentou em 2010, por exemplo, só tem até o fim desse ano para pedir a revisão.

Opinião dos especialistas

Segundo o advogado João Badari, a aprovação do STF deve ser vista como uma ação de exceção.

Ele reforça que antes de solicitar a revisão, o segurado precisa avaliar se valerá a pena, podendo estar sujeito a reduções, caso seja encontrada alguma incompatibilidade em suas contribuições.

“É mais comum que o trabalhador tenha seu salário elevado ao longo da vida e não no início da sua carreira. Essa ação beneficia quem tinha bons salários antes de 1994 e, consequentemente, fazia contribuições maiores ao INSS e que, se computadas no cálculo para aposentadoria, farão a diferença no cálculo do valor”, diz Badari.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.