IPTU Ponta Grossa 2020: aberta consulta oficial do valor do imposto

Os moradores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, já podem realizar a consulta do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU Ponta Grossa 2020). A consulta foi liberada a partir desta segunda-feira (13) pela prefeitura.

IPTU Ponta Grossa 2020: aberta consulta oficial do valor do imposto
IPTU Ponta Grossa 2020: aberta consulta oficial do valor do imposto

A consulta ao IPTU Ponta Grossa 2020 pode ser realizada pelo Portal do Contribuinte, aqueles que desejarem emitir o boleto precisarão informar o CPF do proprietário ou o cadastro do imóvel. O calendário de pagamento do imposto terá início no dia 10 de março. 

De acordo com a prefeitura, os boletos começarão a ser entregues pelos correios a partir da primeira quinzena do mês de fevereiro. 

Leia também: IPVA e IPTU à vista valem a pena? Entenda

O pagamento pode ser realizado em lotéricas e nos bancos conveniados com a prefeitura como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Uniprime e Santander.

Neste ano, o tributo teve um reajuste de 3,31%, de acordo com a reposição da inflação no período. Conforme informações da prefeitura, neste ano os cadastros aumentaram em seis mil, passando de 153 mil para 159 mil.

Após esse aumento nas inscrições, o município espera arrecadar cerca de R$137 milhões com o IPTU Ponta Grossa 2020.

Em entrevista ao portal G1, o secretário de Fazenda, Claúdio Grokoviski, afirmou que esse aumento se deve por conta do aquecimento no mercado imobiliário.

“O aumento no número de cadastros é resultado do aquecimento no mercado imobiliário, com a crescente entrega de novos loteamentos e conjuntos habitacionais. Também pesou a atualização do georreferenciamento que realizamos em 2019″, afirma o secretário.

Os moradores que desejarem realizar o pagamento do IPTU em cota única terão um desconto de 15%, porém só pode ser usado por aqueles que pagaram o imposto em dia em 2019 e realizarem o pagamento até o dia 10 de março. 

Já se o contribuinte quiser parcelar o tributo, ele pode ser feito em dez vezes. Sendo assim, os boletos irão de março a dezembro, as parcelas vencerão todo o dia 20 de cada mês.

Neste ano, os contribuintes que tiverem inadimplentes, terão uma alerta no boleto. O IPTU é cobrado pela prefeitura e deve ser pago por aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja ele uma casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedade. 

 

YouTube video player
Sair da versão mobile