No início do ano chegou e os brasileiros além de gastar com IPVA e IPTU, ainda têm que pensar no material escolar da criançada. Com o orçamento apertado por conta desses impostos caros, os pais procuram sempre gastar menos com os materiais. Veja como.
A primeira dica para economizar é definir a quantia que pretende gastar com a compra para o novo ano letivo.
Leia também: Salário mínimo ideal para dezembro é calculado e valor assusta
Assim, antes de ir às compras é preciso que dê uma olhada nos materiais que sobraram do ano passado e ver quais deles podem ser reaproveitados.
Alguns materiais como réguas, tesouras, estojos e até mochilas podem ser usados novamente pelas crianças, caso estejam em bom estado.
Depois disso os pais precisam pegar a lista oferecida pela escola e definir os materiais que serão comprados com prioridade, como lápis, borracha e itens que são muito utilizados. E os itens que serão comprados caso sobre algo do dinheiro destinado para a compra.
O próximo passo é realizar uma comparação de preços em lojas físicas ou lojas da internet. É preciso comprar os preços das marcas e ver qual o melhor custo benefício do material escolar na sua região. Já que os itens devem durar até o final do ano.
Caso o orçamento esteja muito apertado, priorize os materiais como lápis, borracha e cadernos que são indispensáveis. Além disso, é necessário fazer um estoque desses materiais pois são muito utilizados ao longo do ano.
Os pais devem pensar bem antes de levar seus filhos para realizar a compra dos materiais juntos, pois as crianças podem querer materiais que não caibam em seu orçamento ou até materiais que já foram reciclados e assim os pais tenham realizar uma negociação com a crianças.
Outra dica é realizar as compras em lojas regularizadas, pois assim o consumidor terá uma nota fiscal, com origem e procedência do produto que está adquirindo. É preciso observar se o produto tem certificado, o que pode evitar que ofereçam risco à saúde das crianças.