Nubank não é um banco digital e afirmação assusta clientes

Você considera o Nubank um banco digital? Apesar se der referência no mercado financeiro a fintech não pode ser considerada um banco. Segundo um levantamento realizado pelo portal do Bitcoin, a marca não consta na lista de bancos brasileiros, apesar de fornecer os principais serviços bancários.

Nubank não é um banco digital e afirmação assusta clientes
Nubank não é um banco digital e afirmação assusta clientes

Entre as funções do Nubank, é permitido realizar pagamentos, gerar boletos, fazer transferências, rende poupança, utilizar cartão de crédito e mais.

Leia também: Bancos‌ ‌digitais‌ ‌crescem‌ ‌em‌ ‌índice‌ ‌de‌ ‌confiabilidade‌ ‌com‌ ‌adesão‌ ‌surpreendente‌ ‌

Entretanto, mesmo intitulado por muitos como o banco digital, formalmente a marca não é registrada dessa forma.

Questionada, sua assessoria respondeu que trata-se de uma empresa de tecnologia que oferece uma plataforma de serviços financeiros. “Efetivamente, não somos formalmente um banco. Temos licenças de operação como Instituição de Pagamentos e como Instituição Financeira”, informou.

Entretanto, a nota diz que a empresa é capaz de oferecer parte dos principais serviços financeiros que são procurados pela população. Destacando seu cartão de crédito, conta corrente, conta salário, transferências bancárias e etc.

Serviços em destaque

Um dos principais serviços da fintech, lançado nos últimos anos, é a NuConta. Trata-se de uma espécie de conta online que permite que seus usuários efetuem transações, pagamentos e rendam o valor depositado como uma forma de poupança.

A NuConta foi o segundo marco financeiro realizado pelo Nubank e atualmente é considerada uma das modalidades mais solicitadas.

Quanto ao seu cartão de crédito, este funciona igual aos das demais instituições financeiras, tendo como diferencial a isenção de taxas, anuidades e juros.

É válido ressaltar que todas essas funções são realizadas de forma online, via aplicativo, e que a marca não conta com unidades físicas de atendimento ao cliente.

Nubank deseja ser banco?

Ao ser questionado sobre o desejo de torna-se um banco, a instituição informou que tem como foco proporcionar o melhor aos seus clientes.

Atualmente, está trabalhando em seu processo de expansão para fora do país e alega que deseja não se transformar em algo tradicional e burocrático.

“É esta vontade de gerar mudanças concretas e positivas no modo como as pessoas lidam com seu dinheiro que fará com que, independentemente da quantidade de novos produtos e soluções lançadas, o Nubank nunca ser torne um ‘banco tradicional’”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.