Você considera o Nubank um banco digital? Apesar se der referência no mercado financeiro a fintech não pode ser considerada um banco. Segundo um levantamento realizado pelo portal do Bitcoin, a marca não consta na lista de bancos brasileiros, apesar de fornecer os principais serviços bancários.
Entre as funções do Nubank, é permitido realizar pagamentos, gerar boletos, fazer transferências, rende poupança, utilizar cartão de crédito e mais.
Leia também: Bancos digitais crescem em índice de confiabilidade com adesão surpreendente
Entretanto, mesmo intitulado por muitos como o banco digital, formalmente a marca não é registrada dessa forma.
Questionada, sua assessoria respondeu que trata-se de uma empresa de tecnologia que oferece uma plataforma de serviços financeiros. “Efetivamente, não somos formalmente um banco. Temos licenças de operação como Instituição de Pagamentos e como Instituição Financeira”, informou.
Entretanto, a nota diz que a empresa é capaz de oferecer parte dos principais serviços financeiros que são procurados pela população. Destacando seu cartão de crédito, conta corrente, conta salário, transferências bancárias e etc.
Serviços em destaque
Um dos principais serviços da fintech, lançado nos últimos anos, é a NuConta. Trata-se de uma espécie de conta online que permite que seus usuários efetuem transações, pagamentos e rendam o valor depositado como uma forma de poupança.
A NuConta foi o segundo marco financeiro realizado pelo Nubank e atualmente é considerada uma das modalidades mais solicitadas.
Quanto ao seu cartão de crédito, este funciona igual aos das demais instituições financeiras, tendo como diferencial a isenção de taxas, anuidades e juros.
É válido ressaltar que todas essas funções são realizadas de forma online, via aplicativo, e que a marca não conta com unidades físicas de atendimento ao cliente.
Nubank deseja ser banco?
Ao ser questionado sobre o desejo de torna-se um banco, a instituição informou que tem como foco proporcionar o melhor aos seus clientes.
Atualmente, está trabalhando em seu processo de expansão para fora do país e alega que deseja não se transformar em algo tradicional e burocrático.
“É esta vontade de gerar mudanças concretas e positivas no modo como as pessoas lidam com seu dinheiro que fará com que, independentemente da quantidade de novos produtos e soluções lançadas, o Nubank nunca ser torne um ‘banco tradicional’”.