As cobranças referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos começaram e devem movimentar bilhões na economia nacional. O tributo é destinado para todos os motoristas que possuam automóveis registrados em seus nomes e deve ser pago anualmente. Os valores variam de acordo com o valor venal (preço de venda) do bem, multiplicado pelas alíquotas. E podem ser pago na cota única do IPVA 2020 ou parcelado.
Entre as possibilidades de pagamento, os contribuintes podem contar com a parcela única. Normalmente, esta oferece descontos exclusivos, reduzindo o valor total do imposto. Entretanto, por ter seu vencimento nas primeiras semanas do ano acaba-se tornando inviável para muitos.
Leia também: IPVA MG 2020: grupo tem direito a isenção do tributo
No caso daqueles que não conseguiram prestar conta da cobrança e desejam quita-las de forma parcelada, uma boa dica é ficar atento aos programas de pontos. Há regiões que oferecem reduções no pagamento por meio da utilização do CPF do titular do carro.
Postos de gasolina, por exemplo, que solicitam o registro do CPF na nota podem resultar no abatimento do valor. Porém, é válido ressaltar que as condições especiais variam de acordo com cada estado que podem ou não fornecer os reajustes.
Outra dica importante para não se atrapalhar com o pagamento do imposto é enquadrar o valor das parcelas dentro do orçamento mensal. Dessa forma, o contribuinte já se organizará financeiramente levando em consideração a taxa de pagamento.
Aqueles que tiverem condições de quitar o imposto de uma vez, mesmo sem reajuste, devem apostar na decisão já se livrando de mais uma cobrança ainda no começo do ano.
Optando pela cota única do IPVA 2020, o proprietário do veículo não correrá o risco de esquecer as datas de pagamento e lidar com as multas e juros ocasionados pelo atraso.
Organização e planejamento na cota única do IPVA 2020
Especialistas em contabilidade reforçam que é preciso, ainda agora no início do ano, criar um planejamento financeiro para poder lidar com a cobrança.
Além do IPVA, o primeiro semestre do ano é conhecido pelo pagamento do IPTU e demais despesas como matrícula e material escolar, entre outras.
Colocar as contas na ponta do lápis ajudará a evitar descontrole financeiro e futuras dores de cabeça.
Antes de pagar qualquer uma das obrigações, é preciso ter em mente os valores que entram e saem da conta, para assim destinar a quantia necessária para cada dívida.