IPTU 2020: em quais propriedades é cobrado o imposto?

Atenção aos tributos. O calendário de pagamento do Imposto Predial Urbano Territorial (IPTU 2020) começou a ser aplicado em todas as cidades do país. A cobrança é destinada para todos aqueles que sejam proprietários de imóveis localizados no território nacional. Seja para fins comerciais ou de moradia, terrenos ou construções já edificadas, os espaços são taxados anualmente.

IPTU 2020: em quais propriedades é cobrado o imposto?
IPTU 2020: em quais propriedades é cobrado o imposto?

Veja também: IPTU Fortaleza 2020: guia de pagamento pode ser consultada hoje!

Entretanto, há algumas variáveis que permitem a isenção do imposto. Por meio de acordos realizados com a Constituição Brasileira, alguns locais permitem que o IPTU 2020 não seja aplicado desde que se enquadre nas seguintes categorias:

Além disso, pessoas deficientes e aposentados e pensionistas também podem ficar livres do pagamento. É válido ressaltar que tais condições variam de acordo com cada município, uma vez em que os governos locais são os responsáveis pela cobrança da tarifa.

Para saber se está isento ou não do imposto, o contribuinte pode se informar na sede da própria prefeitura ou por meio do site, fornecendo o número de registro do imóvel na aba de serviços – IPTU.

Destinação dos valores do IPTU 2020

A quantia arrecadada com o tributo é utilizada pelas prefeitura para a gestão e administração de serviços públicos. Os investimentos devem ser direcionados para ações que resultem em melhorias na própria cidade, principalmente nos setores de:

A arrecadação de cada região varia de acordo com os valores taxados e da quantidade de imóveis que devem prestar conta.

Informações extras

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile