Não fez o saque do abono salarial? Veja até quando pode receber

Um novo ano chegou, mas o saque do abono salarial de 2019 continuará sendo feito até o mês de julho. O benefício é concedido para todos aqueles que trabalharam de carteira assinada durante o ano anterior ao de início do calendário, logo considera 2020. O cronograma encerra os depósitos em junho.

Não fez o saque do abono salarial? Veja até quando pode receber
Não fez o saque do abono salarial? Veja até quando pode receber

Calendário para saque do abono salarial

Calendário PIS:

Calendário de pagamento do PIS

Leia também: Abono PIS/PASEP será modificado com novo piso? Entenda!

Calendário PASEP:

Calendário de pagamento do Pasep

Para poder receber é preciso ter sido registrado em carteira de trabalho, seja na empresa pública ou privada.

Aqueles que já foram convocados e não retiraram a quantia, ainda têm o direito de sacar o valor, uma vez em que o prazo final é até o dia 30 de junho.

Se perder o prazo?

Ao se encerrar o calendário de 2019-2020, o valor será enviado para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e não poderá mais ser retirado pelo beneficiário. Entretanto, há casos judiciais que permitam que o pagamento seja liberado após o fim do prazo.

A autorização depende dos motivos pelos quais o dinheiro não foi retirado anteriormente e só poderá ocorrer por meio da apresentação de uma defesa legal.

Quem tem direito ao saque do abono salarial?

  • Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2018
  • Ganhou, no máximo, dois salários mínimos, em média, por mês
  • Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos

É obrigação da empresa contratante repassar todos os dados do trabalhador para o governo federal

Quem tiver em dúvida e desejar saber se tem ou não o direito de receber, basta entrar em contato por meio dos seguintes canais:

No caso do PIS:

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador
  • No site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clique em “Consultar pagamento”
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207

Pasep (servidor público):

  • Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Quanto é pago?

O valor varia de acordo com os meses trabalhados, sendo que o máximo é de 1 salário mínimo.

Para o calendário que finaliza este ano, em junho, vale o piso do ano de 2019 em R$998. O cronograma que começará a partir de julho de 2020 contará com o reajuste e vai para R$1.039.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.