IPVA 2020: pagar à vista ou parcelar? Entenda o comparativo

Os calendários de pagamento do Imposto sobre a Propriedade do Veículo Automotor (IPVA 2020) já tiveram início em vários estados do país. O tributo é destinado aos motoristas donos de automóveis e seu preço varia de acordo com o valor venal e alíquotas aplicadas. Entre as opções de pagamento, há a possibilidade de encerrar o débito de forma parcela ou à vista.

IPVA 2020: pagar à vista ou parcelar? Entenda o comparativo
IPVA 2020: pagar à vista ou parcelar? Entenda o comparativo

Antes de escolher a forma de quitar o imposto é preciso estar atento as oportunidades oferecidas pelo estado.

Leia também: IPVA SP 2020: guia de pagamento não vai chegar em casa; saiba onde emitir

Mesmo sendo cobrado nacionalmente, o modo de funcionamento do IPVA 2020 varia de acordo com cada região, por isso é necessário que o motorista se informe sobre a legislação local.

Cota única do IPVA 2020

Para quem desejar pagar à vista, a parcela única é uma ótima oportunidade. Por meio dela, é possível obter descontos no valor total da cobrança e também se livrar logo do imposto. Em São Paulo, por exemplo, os contribuintes que selecionarem a modalidade terão um desconto de 3%.

Mesmo sendo uma porcentagem relativamente pequena, ao ser abatida do valor total ela proporcionará uma economia positiva no bolso dos motoristas. Entretanto, é preciso ter o dinheiro em conta de modo que não vá fazer falta no orçamento do mês.

Caso o proprietário some mais dívidas porque optar por quitar a parcela única, a escolha não será uma boa opção, tendo em vista que há a chance de parcelamento.

Parcelado

No caso daqueles que estão com dívidas ou passando por uma situação de aperto financeiro, dividir o valor do tributo é a opção mais segura. Dessa forma, evitará demais rombos no orçamento mensal e proporcionará uma maior segurança econômica.

Ao optar pelo parcelamento, o primeiro passo importante é incluir o valor nas despesas fixas do mês. Na sequência, esteja atento as datas estipuladas no carnê, isso evitará juros e multas por atraso.

A quantidade de parcelas e datas variam de acordo com o estado. Assim como, as multas e demais taxas aplicadas.

Por fim, a última dica importante para quem for parcelar é evitar entrar no cheque especial ou utilizar o cartão de crédito para quitar o IPVA. Os juros de ambas as modalidades são muito altos e podem trazer ainda mais dívidas para aqueles que já estão com o nome sujo.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.