Reforma Administrativa: presidente se posiciona sobre apresentação do projeto

Governo passará por reforma administrativa ainda nesse primeiro semestre. Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro informou que deverá enviar as modificações ao Congresso Nacional até o mês de fevereiro. Segundo ele, o projeto ainda está em elaboração e deverá ser encerrado até o fim deste mês.

Reforma Administrativa: presidente se posiciona sobre apresentação do projeto
Reforma Administrativa: presidente se posiciona sobre apresentação do projeto

Em entrevista, Bolsonaro explicou que há uma dificuldade na elaboração das propostas, pois estas irão alterar a estabilidade dos novos funcionários públicos. Ele falou sobre uma possível repercussão negativa e por isso está reavaliando as medidas.

Leia também: Receita Federal anuncia mudanças para compras internacionais

“A gente não pode apresentar um projeto nesse sentido porque muita gente vai dizer que está quebrando a estabilidade de 12 milhões de servidores. A gente não quer esse impacto negativo na sociedade, e que seria mais uma fake news, uma mentira”, argumentou.

Questionado pelos jornalistas, o presidente reforçou que o projeto só será entregue após a certificação de que não haverá impactos negativos para os funcionários públicos que já estão em serviço.

Segundo ele, as mudanças podem até afetar os que vierem a ser contratados posteriormente, mas os antigos terão prioridade. “Quem está aí não mexe em nada, zero”, disse. Dos novos pode alterar.

A PEC da reforma administrativa modificará as regras do serviço público por meio da criação de diretrizes similares a iniciativa privada.

Inicialmente, o projeto deveria ter sido analisado em novembro de 2019, segundo o calendário do ministério da economia. Entretanto, foi adiado graças aos desdobramentos da reforma da previdência que, mesmo aprovada no dia 13 de novembro, ainda passará por modificações.

Após a formulação da reforma administrativa, Bolsonaro relembrou que a próxima demanda do governo federal será a finalização da reforma tributária.

Durante sua saída do Palácio do Planalto, ele afirmou que está sendo realizado um estudo na Receita para poder considerar as reduções nos impostos.

Enquanto a pauta não chega a mesa do Congresso, o parlamentar disse que está em contato direto com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.