Cotas PIS/PASEP são usadas em golpe para roubo de dados

Mais um golpe na praça. Os trabalhador devem ficar atentos ao conteúdo que recebem pelo WhatsApp. Um grupo está se aproveitando da liberação do saque das cotas do PIS/PASEP para roubar dados os dados dos beneficiados.

Cotas PIS/PASEP são usadas em golpe para roubo de dados
Cotas PIS/PASEP são usadas em golpe para roubo de dados

A ação acontece de forma online e já pegou milhares de pessoas. Os golpistas estão enviando um link no whatsapp ou por SMS dos assegurados, informando que chegou a hora de retirar o dinheiro do PIS e PASEP.

Leia também: Abono PASEP volta a ser pago neste mês de janeiro

Na sequência, ao abrir a página, é necessário preencher um formulário com várias informações pessoas, como o número de documentação, registros bancários, etc. O site é uma cópia da página da Caixa Econômica Federal e por isso vem pegando tantas pessoas.

Ao responder o questionário, o internauta é informado que precisa compartilhar a mensagem com sua rede de contatos telefônica para poder finalizar a ação. Ao enviar o link, o próprio estará repassando o golpe de forma inconsciente.

Além do formulário, o site conta ainda com uma seção de comentários de possíveis assegurados que já teriam conseguindo sacar o benefício da cota PIS/PASEP.

A ideia é proporcionar uma maior segurança e credibilidade no serviço, fazendo com que as pessoas confiem em informar seus dados.

Se abrir a caixa de comentários, a vítima permitirá que seu celular seja acessado por hackers, que roubarão ainda mais dados.

Atualmente 10 milhões de pessoas ainda não sacaram o beneficio que não tem data para finalizar. As cotas são referentes aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 e ainda não sacaram a quantia das cotas PIS/PASEP.

Como evitar o golpe

Assegurados e pensionistas do INSS, e trabalhadores com direito a qualquer benefício do governo não devem fornecer suas informações para quaisquer plataformas ou meios de comunicação que não seja oficiais do governo.

O serviço de SMS só acontece caso o assegurado solicite e não apresenta modificações de números. Por fim, nenhuma ação da Caixa Econômica ou Banco do Brasil, responsáveis pelos pagamentos, irão solicitar o número de seus documentos e registros bancários se não for de forma presencial.

Para consultar o valor do PIS, é necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal ou ligar para o 0800-726-0207. Além disso, o banco conta com o aplicativo Caixa Trabalhador, que fornece as informações.

A consulta ao PASEP é feita no site do Banco do Brasil, nas agências presenciais ou no telefone 4004-0001.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.