Servidores do Rio de Janeiro poderão contar com empréstimos consignados por meio do Rioprevidência. Segundo Sergio Aureliano, presidente da autarquia, está se estruturando um projeto que tenha como finalidade conceder a modalidade de crédito aos cariocas. A operação teria um juros aplicado 50% menores do que nas demais instituições financeiras.
Em entrevista ao portal Extra, realizada no dia 5 de dezembro, Sergio falou que o órgão está estudando as possibilidades de passar a fornecer esse serviço ainda em 2020.
Leia também: Empréstimo Agibank: saiba como solicitar
Segundo ele, trata-se de uma medida já prevista na Emenda constitucional 103 (reforma da Previdência), que tem por finalidade aumentar as chances dos trabalhadores solicitarem o crédito. E que pode reduzir em 50% os gastos que os servidores têm em bancos tradicionais.
“Ao mudar a forma de investimento do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), está incluído o recurso do empréstimo consignado para os servidores pelo próprio fundo. Com juros baixos, o que tenho a cobrar é a meta atuarial do investimento mais as taxas de administração e o seguro”, explicou.
Hoje em dia, a empresa responsável pela margem do consignado no estado é a Talktelecom. O contrato foi fechado no mês de setembro do ano passado e está em vigência desde então por 180 dias.
A decisão de caráter emergencial ocorreu graças ao pedido judicial, realizado em agosto, impedindo o processo licitatório que autorizaria a contratação de uma empresa gestora.
Além do governo do Rio de Janeiro, o Bradesco e o Banco do Brasil também trabalham em parceria com a Talktelecom para fornecer os mesmos serviços.
Sobre o RioPrevidência
Trata-se de um Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro, criado em 1999 que tem como finalidade arrecadar, assegurar e administrar recursos para os aposentados e pensionistas do estado.
Sua fundação se deu por meio da Lei Estadual nº 3.189 e atualmente é dirigido por meio do Diretor-Presidente é Reges Moisés dos Santos.
A autarquia pública independente é responsável pelo funcionamento da previdência social no estado, tendo que controlar a administração e pagamento dos benefícios previdenciários previstos na legislação estadual, que dispõe sobre o regime previdenciário dos servidores públicos. Atualmente, o Rioprevidência conta com mais de 20 postos e agências distribuídos em todo o Estado.