Está pensando em comprar um carro? Então fique atento. Especialistas afirmam que 2020 será um bom ano para adquirir um veículo, pois o mercado está voltando a apresentar um melhor índice de emprego e renda. Além disso, as taxas de juros estão cada vez mais baratas, facilitando o financiamento.
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) ao instituto Webmotors Auto Insights, 88% dos entrevistados desejam mudar de veículo esse ano.
Leia também: Pagamento do DPVAT começa já na próxima semana; entenda
Desse total, 80% pretendem comprar um carro usado, e 20% um zero-quilômetro. Foram escutados 6.727 usuários do aplicativo Webmotors.
“Obviamente a amostragem foi feita com um público que trafega por um portal de compra e venda de veículos, mas todos os indicadores são muito positivos, revelando que muita gente que adiou a compra por conta da crise vai realizar sua intenção em 2020”, diz Luiz Carlos Moraes, presidente da associação.
O estudo feito pela consultoria Jato Dynamics, revelou que a venda de carros zero quilômetro deverá crescer em até 3% no próximo ano.
Apesar do número ser relativamente baixo, isso mostra uma reação do mercado que deverá apresentar cada vez mais melhorias.
Um dos principais motivos para o crescimento da demanda deve ser associado a elevação do índice de emprego e renda, tendo em vista que as taxas de desemprego e inadimplência estão caindo gradativamente.
“Na medida em que a economia voltar a crescer, as pessoas inadimplentes voltarão a ter emprego, renegociarão suas dívidas e abrirão espaço no orçamento para poder fazer financiamentos de bens duráveis como carros”, explica William Baghdassarian, professor de finanças do Ibmec DF.
Por fim, outro ponto positivo é a queda da taxa básica de juros da economia, a Selic e das taxas de juros dos financiamentos de veículos. Segundo o Banco Central, a Selic caiu de aproximadamente 1,71% ao mês, em janeiro de 2019, para 1,49% em novembro.
Dicas para fazer um bom negócio na hora de comprar um carro
Antes de mais nada fique atento aos preços que estão em circulação no mercado. Segundo os especialistas é preciso saber quais estão em alta e procurar por opções que atentam suas necessidades por um bom custo benefício.
Além disso, é importante saber se você realmente está precisando trocar de automóvel nesse momento. Caso não haja necessidade e seja por capricho, é bom esperar por um período ainda mais estável.
Outra dica importante é ter em mente o tipo de carro que você deseja e principalmente o valor que poderá investir. Isso evitará gastos maiores do que o permitido em seu orçamento e possíveis dívidas no futuro.
Se informe sobre as taxas de financiamento. Juros, tarifas de serviço, entre outras, para evitar surpresas e contas maiores do que o esperado. Pesquisa com calma qual a melhor condição de crédito, quantidade de parcelas e quanto elas irão lhe custar por mês.
Insira o valor do veículo em seu orçamento mensal. A partir do momento em que a compra for feita, você precisará prestar conta do valor todo mês, então saiba se esse valor caberá no orçamento junto com as demais despesas. O ideal é que a prestação não represente mais de 20% do seu saldo.
Por fim, repense se um carro é realmente a melhor opção, levando em consideração sua rotina e necessidades. “O custo de ter um carro é muito elevado e um patrimônio que fica parado a maior parte do dia se deprecia mesmo assim, especialmente nos primeiros anos”, pondera Baghdassarian.