Ter um curso superior completo é o sonho de milhares de brasileiros. Entretanto, nem todos tem a oportunidade de financiar uma faculdade particular. Aqueles que não conseguem ingressar em uma universidade pública precisão correr atrás de programas de financiamento estudantil e bolsas para poder obter o diploma. Uma das opções, ofertadas pelo governo federal é o FIES.
Trata-se de um programa de financiamento que permite que o estudante estude gratuitamente. Porém, é importante ressaltar que ele não é uma bolsa e sim uma espécie de empréstimo estudantil.
Acesse também: Hora de comprar a casa própria! BB diminuí juros de financiamento
Ao concluir a graduação, é preciso prestar conta ao governo de todo o dinheiro fornecido para quitar as mensalidades.
Financiamento estudantil dividido em duas modalidades:
- FIES Fundo Garantidor
Desenvolvido para estudantes com renda familiar mensal de até 3 salários-mínimos por pessoa, oferece juros zero, com correção apenas pela inflação.
- P-FIES
Feito para estudantes com renda familiar mensal de até 5 salários-mínimos por pessoa, possui juros que variam de acordo com o banco.
Os valores concedidos variam de acordo com as mensalidades das universidades e antes de solicitar o FIES é preciso saber se a faculdade que deseja e o curso escolhido são contemplados pelo programa.
Apesar do governo federal exigir que todas as instituições de ensino aceitem alunos pelo financiamento estudantil, essa seleção varia também de acordo com o curso que o estudante irá fazer.
Entenda a diferença entre as modalidades do FIES
No caso do FIES sem juros há um limite de vagas e por isso há uma maior dificuldade para conseguir se cadastrar. Nem todos os candidatos são contemplados, pois o número de solicitações é maior do que a quantidade ofertada.
Para poder ter mais chances, é preciso ter uma boa nota no ENEM. Quanto maior a média, mais fácil será para poder conseguir sua vaga.
Já no FIES com juros, não há limites pois o financiamento acontece por meio dos bancos e não do governo federal.
Nesse caso, qualquer pessoa com a renda determinada pode se cadastrar e não há critérios de seleção por meio de notas. É preciso apenas comprovar a documentação, matricula e assinar os contratos.
Quanto devo pagar durante o curso?
O valor depende da renda de cada candidato. Exemplo, se um estudante se cadastrou com 50% do financiamento e sua mensalidade for R$ 900, ele terá que pagar R$ 450 por mês e o restante será pago somente após o curso, com juros e/ou correção da inflação.