Saque anual do FGTS começa a ser pago em abril

Os trabalhadores que aderiram ao saque anual do FGTS precisão ficar atentos aos prazos. O pagamento começará a ser feito no mês de abril e se entenderá até o fim do ano. Por ser a primeira vez de sua liberação, não seguirá o tradicional cronograma de aniversário.

Saque anual do FGTS começa a ser pago em abril
Saque anual do FGTS começa a ser pago em abril

A partir de 2021, quando regularizar todos os cadastros, a modalidade será paga de acordo com a data de nascimento de cada cadastrado. Esse ano, a ordem foi definida também conforme o aniversário, mas não seguirá o mês de cada um.

Acesse também: FGTS: Você ainda pode ter chance de sacar os R$500; entenda

Em abril, quem nasceu em janeiro e fevereiro terá o primeiro pagamento feito. Na sequência, os nascidos em março e abril receberão em maio. Trabalhadores de maio e junho receberão em julho e assim sucessivamente.

O último grupo contemplado com o saque anual do FGTS serão os nascidos em dezembro que receberão no mês de seu aniversário, regularizando o cronograma. Os pagamentos devem acontecer sempre entre os primeiros dias do mês e têm um prazo de retirada de até 90 dias.

Calendário de saque anual do FGTS para 2020

Regras de transição

Quem optou por fazer a transição entre a modalidade rescisão para o recebimento anual, acessou o site da Caixa ou o aplicativo do FGTS até o dia 31 de dezembro. A mudança é registrada automaticamente, bastou selecionar a opção saque-aniversário.

Entretanto, é preciso ficar atento as regras de funcionamento. Quem migrar para a nova categoria não poderá receber ajuda de custo do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Além disso, aqueles que desistirem e desejarem voltar ao saque tradicional terão que esperar por 2 anos, carência exigida pela Caixa Econômica.

A mudança não é obrigatória e o trabalhador deve levar em consideração seu tempo de contribuição e quanto falta para a aposentadoria para poder saber se será beneficiado ou não. Quanto mais antigo for no mercado, mais saldo terá em seu fundo e menos benéfico o saque-aniversário será.

No caso daqueles que estão iniciando a carreira agora e não possuem grandes valores no fundo de garantia, é melhor optar pelo saque-aniversário, pois sua rentabilidade é maior. Entretanto, ainda será preciso lidar com a carência de dois anos, posteriormente, para voltar a categoria tradicional.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.