Boleto IPVA SE 2020 já pode ser emitido na internet

Os motoristas de Sergipe devem ficar atentos. Foram liberados o calendário e boletos de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA SE 2020). A partir dessa quinta-feira (2), os contribuintes podem acessar o portal do Detran para emitir os carnês do tributo e também aqueles referentes ao Licenciamento Anual 2020.

Boleto IPVA SE 2020 já pode ser emitido na internet
Boleto IPVA SE 2020 já pode ser emitido na internet

A consulta é feita de forma fácil e prática, basta abrir o site do Detran, selecionar a opção impostos, pagamento do IPVA e informar o número do Renavam do automóvel. O documento ficará disponível para impressão imediatamente.

Saiba também: IPVA 2020: tire suas dúvidas antes de pagar o imposto

Quem desejar, pode pagar o valor também pela internet. A parcela única deve ser quitada até o dia 28 de fevereiro e dará direito a 10% de desconto na quantia total do imposto.

Já quem preferir dividir, os pagamentos acontecerão em até três vezes e a ordem vai variar de acordo com a numeração final da placa do automóvel.

O preço total do tributo depende do tipo e ano do automóvel. Para poder chegar ao resultado final, é avaliado o valor venal (preço de venda no mercado) multiplicado pelas alíquotas.

Alíquotas estipuladas em 2020:

  • 1,0% (um por cento), para ônibus microônibus, caminhões e cavalo mecânico;
  • 1,5% (um e meio por cento), para aeronaves;
  • 2,0% (dois por cento), para motocicleta e similares;
  • 2,5% (dois e meio por cento), para automóveis e veículos utilitários;
  • 3% (três por cento), para automóveis e veículos utilitários com valor venal a partir de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais);
  • 3,5% (três e meio por cento), para embarcações recreativas ou esportivas, inclusive Jet ski”.

Isenção no IPVA SE 2020

Alguns automóveis estarão isentos de pagar o imposto. Normalmente, a liberação se dá devido ao tempo de uso do veículo ou se o proprietário apresentar alguma deficiência. Além disso, taxistas e demais serviços também têm o direito de não pagar o tributo. Confira quem estará livre em 2020:

  • Veículos adaptados para deficientes físicos,
  • Veículos rodoviários na categoria táxi,
  • Veículos rodoviários na categoria transporte escolar,
  • Veículos de corpo diplomático (cadastrados e autorizados junto ao governo brasileiro), Veículos com mais de quinze anos de fabricação.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.