Os motoristas de Sergipe devem ficar atentos. Foram liberados o calendário e boletos de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA SE 2020). A partir dessa quinta-feira (2), os contribuintes podem acessar o portal do Detran para emitir os carnês do tributo e também aqueles referentes ao Licenciamento Anual 2020.
A consulta é feita de forma fácil e prática, basta abrir o site do Detran, selecionar a opção impostos, pagamento do IPVA e informar o número do Renavam do automóvel. O documento ficará disponível para impressão imediatamente.
Saiba também: IPVA 2020: tire suas dúvidas antes de pagar o imposto
Quem desejar, pode pagar o valor também pela internet. A parcela única deve ser quitada até o dia 28 de fevereiro e dará direito a 10% de desconto na quantia total do imposto.
Já quem preferir dividir, os pagamentos acontecerão em até três vezes e a ordem vai variar de acordo com a numeração final da placa do automóvel.
O preço total do tributo depende do tipo e ano do automóvel. Para poder chegar ao resultado final, é avaliado o valor venal (preço de venda no mercado) multiplicado pelas alíquotas.
Alíquotas estipuladas em 2020:
- 1,0% (um por cento), para ônibus microônibus, caminhões e cavalo mecânico;
- 1,5% (um e meio por cento), para aeronaves;
- 2,0% (dois por cento), para motocicleta e similares;
- 2,5% (dois e meio por cento), para automóveis e veículos utilitários;
- 3% (três por cento), para automóveis e veículos utilitários com valor venal a partir de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais);
- 3,5% (três e meio por cento), para embarcações recreativas ou esportivas, inclusive Jet ski”.
Isenção no IPVA SE 2020
Alguns automóveis estarão isentos de pagar o imposto. Normalmente, a liberação se dá devido ao tempo de uso do veículo ou se o proprietário apresentar alguma deficiência. Além disso, taxistas e demais serviços também têm o direito de não pagar o tributo. Confira quem estará livre em 2020:
- Veículos adaptados para deficientes físicos,
- Veículos rodoviários na categoria táxi,
- Veículos rodoviários na categoria transporte escolar,
- Veículos de corpo diplomático (cadastrados e autorizados junto ao governo brasileiro), Veículos com mais de quinze anos de fabricação.