Consulta ao IPTU 2020 está disponível na internet

Janeiro está cada vez mais próximo e com ele novas cobranças sobre o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2020). Aplicado em todo o território nacional, o tributo é destinado para os proprietários de imóveis. Os valores e calendários de pagamento variam de acordo com o que determina cada governo municipal.

Consulta ao IPTU 2020 está disponível na internet
Consulta ao IPTU 2020 está disponível na internet

Na maioria das cidades a primeira parcela passará a ser paga a partir do mês de janeiro. É possível quitar o débito de uma única vez ou então dividi-lo em até 12 vezes.

Apesar de ser destinada para os donos dos imóveis, em caso de propriedades alugadas, os locatários também podem arcar com a despesa.

Leia também: IPTU de Santa Cruz 2020: prazo para desconto está chegando ao fim

O pagamento deve ser negociado no contrato que informará se o boleto do tributo deverá ser repassado ou não com demais contas como aluguel e condomínio.

Para ter acesso ao carnê, basta acessar o site da prefeitura local e informar o número de registro do imóvel. No portal, é possível conferir todas as parcelas, taxas de juros, prazos de vencimento e mais.

Passo a passo da consulta online do IPTU 2020:

Mesmo sendo um imposto nacional, seu acesso deve ser feito por meio do site da prefeitura de cada cidade. Veja um exemplo, usando como referência o imposto da cidade de Recife, capital de Pernambuco.

  • Na sequência, procure pela página de serviços ou finanças e selecione a opção impostos e taxas;
  • Agora, procure pelo link IPTU e clique nele;
  • Aparecerá opções como consultas, solicitações de débito, emissão de certidão e mais. Seleciona e função extrato de débitos;
  • O site pedirá para que você informe o número do sequencial imobiliário (presente no registro do imóvel ou contrato de aluguel);

Pronto, ao informá-lo, você só precisa aprovar a consulta e terá acesso aos carnês.

Valores e juros

O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária e também pelos aplicativos das instituições. É importante que eles sejam quitados até a data estipulada para evitar os juros, estes variam de acordo com cada região.

Já quanto ao valor total do imposto, ele é calculado a partir da valorização do imóvel no mercado. Quanto maior e mais bem avaliado o terreno, mais caro será o tributo. Em caso de não pagamento, o proprietário estará sujeito a ter seu nome publicado na divida ativa.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.