Janeiro está cada vez mais próximo e com ele novas cobranças sobre o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2020). Aplicado em todo o território nacional, o tributo é destinado para os proprietários de imóveis. Os valores e calendários de pagamento variam de acordo com o que determina cada governo municipal.
Na maioria das cidades a primeira parcela passará a ser paga a partir do mês de janeiro. É possível quitar o débito de uma única vez ou então dividi-lo em até 12 vezes.
Apesar de ser destinada para os donos dos imóveis, em caso de propriedades alugadas, os locatários também podem arcar com a despesa.
Leia também: IPTU de Santa Cruz 2020: prazo para desconto está chegando ao fim
O pagamento deve ser negociado no contrato que informará se o boleto do tributo deverá ser repassado ou não com demais contas como aluguel e condomínio.
Para ter acesso ao carnê, basta acessar o site da prefeitura local e informar o número de registro do imóvel. No portal, é possível conferir todas as parcelas, taxas de juros, prazos de vencimento e mais.
Passo a passo da consulta online do IPTU 2020:
Mesmo sendo um imposto nacional, seu acesso deve ser feito por meio do site da prefeitura de cada cidade. Veja um exemplo, usando como referência o imposto da cidade de Recife, capital de Pernambuco.
- Primeiramente vá até o site da prefeitura de sua região;
- Na sequência, procure pela página de serviços ou finanças e selecione a opção impostos e taxas;
- Agora, procure pelo link IPTU e clique nele;
- Aparecerá opções como consultas, solicitações de débito, emissão de certidão e mais. Seleciona e função extrato de débitos;
- O site pedirá para que você informe o número do sequencial imobiliário (presente no registro do imóvel ou contrato de aluguel);
Pronto, ao informá-lo, você só precisa aprovar a consulta e terá acesso aos carnês.
Valores e juros
O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária e também pelos aplicativos das instituições. É importante que eles sejam quitados até a data estipulada para evitar os juros, estes variam de acordo com cada região.
Já quanto ao valor total do imposto, ele é calculado a partir da valorização do imóvel no mercado. Quanto maior e mais bem avaliado o terreno, mais caro será o tributo. Em caso de não pagamento, o proprietário estará sujeito a ter seu nome publicado na divida ativa.