13° do Bolsa Família finalizou calendário; veja se ainda pode receber

Neste mês, os beneficiários receberam o 13° do Bolsa Família. O calendário finalizou no dia 23 de dezembro, dois dias antes do natal. Veja se ainda é possível receber esse salário mesmo após o fim dos pagamentos.

13° do Bolsa Família finalizou calendário; veja se ainda pode receber
13° do Bolsa Família finalizou calendário; veja se ainda pode receber

O presidente Jair Bolsonaro havia prometido aos eleitores que o décimo terceiro salário seria pago para os beneficiários do programa em seu mandato. 

Leia também: Pagamento do Bolsa Família vai subir em 2020

No mês de abril, ainda era incerto o depósito do dinheiro, mas após a realização de um pente-fino nos beneficiários o governo cortou algumas famílias que recebiam o benefício indevidamente e conseguiu reunir recursos para realizar o pagamento.

Em outubro, o compromisso foi firmado. Essa foi a primeira vez que os inscritos receberam o 13° do Bolsa Família na história do programa. 

A Caixa Econômica Federal utiliza um calendário para realizar o pagamento. Os dias determinados para o pagamento variam conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), que também é chamado de PIS ou NIT.

Esse número se encontra no cartão que a família utiliza para receber o benefício. O calendário deste mês se iniciou em 10 de dezembro e finalizou no dia 23. As datas eram válidas para o pagamento do benefício e do salário extra, já que ambos foram depositados juntos. 

Aqueles beneficiários que não realizaram o saque, ainda podem fazê-lo. Isso pois, o prazo para retirar o depósito da conta é de 90 dias, ou seja, três meses. Essas famílias poderão comparecer ao banco até março para sacar o salário.

Caso não retire o 13° do Bolsa Família, o governo realiza o bloqueio do benefício. Depois, para que seja feito o desbloqueio o responsável deverá justificar a não retirada.

Depois disso, o governo irá analisar a justificativa para decidir se o benefício será disponibilizado novamente para a família.

Se for, o titular poderá sacar todo o dinheiro que estava preso na conta durante o tempo que não recebeu o benefício que ficou bloqueado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!