O que fazer se cair no pente fino do INSS? Soluções para regularizar seu salário

Você sabe o que é o pente fino do INSS? Trata-se de uma fiscalização do governo federal que tem como objetivo cortar os assegurados que estão sob situação de irregularidade nas documentações e normas exigidas para receber o benefício. Para poder desliga-los, o instituto faz um rastreamento nos dados fornecidos de modo que possa verificar a validade dos mesmo.

O que fazer se cair no pente fino do INSS? Soluções para regularizar seu salário
O que fazer se cair no pente fino do INSS? Soluções para regularizar seu salário

Iniciada desde o começo desse ano, a ação já tirou milhares de aposentados do sistema e permanecerá em atividade ao longo de 2020.

Quem acredita que poderá ser pego no pente fino do INSS precisa estar atento, pois o governo ainda oferece uma oportunidade de renegociação antes de cortar o benefício.

Leia também: Simulador INSS permite saber quanto falta para se aposentar

Aqueles que apresentarem irregularidades precisão, inicialmente, apresentar uma defesa prévia dentro do prazo de 10 dias após o recebimento da notificação.

O recado de inconsistência vem rendo realizado por meio da rede bancária onde é concedido o benefício, por correspondência dos correios ou e-mail.

Caso o assegurado não cumpra o prazo e haja um atraso na defesa, resultado na suspensão do beneficio, é preciso entrar com um recurso administrativo dentro dos próximos 30 dias.

Nesse caso, João Badari, especialista em direito previdenciário e sócio do Aith, Badari e Luchin Advogados, reforça que o INSS estará acoberto para suspender os auxílios e que por isso há uma necessidade de contactar um advogado especialista para reverter a causa.

“Importante o segurado apresentar todos os documentos que comprovem seu direito de receber o benefício, tanto para o INSS como posteriormente para seu advogado”, explicou.

Badari afirma que, ao cruzar os dados, o instituto terá acesso a todas as informações trabalhistas e médicas (no caso dos benefícios por saúde). Período de trabalho, pagamentos, contribuições, auxílios, exames, entre outros serão analisados individualmente para poder validar o processo.

Além disso, também serão agendadas perícias para confirmar o estado de saúde do pensionista e comprovar a necessidade no recebimento do benefício.

Situações que podem levar o segurado ao pente-fino do INSS:

Auxílio-reclusão

  • detento recebe aposentadoria
  • detento não possuía qualidade de segurado no momento da prisão
  • detento recebia mais que o teto legal no momento da prisão

Pensão por morte

  • morte de pessoa que não tinha mais qualidade de segurado
  • uso de declaração falsa para comprovar a dependência
  • beneficiário que recebe mais de uma pensão por morte de mesma classe –é possível acumular pensões, desde que sejam de classes diferentes
  • marido de beneficiária não contribuía há mais de 12 meses na data do óbito

Aposentadoria rural

  • segurado tinha vínculo urbano no CNIS e o utilizou como tempo no campo
  • segurado rural possuía CNPJ aberto e utilizou esse período como tempo para obter o benefício

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.