Inscrições Bolsa Família para 2020: veja como conseguir o benefício

Brasileiros que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza devem ficar atentos para realizar as inscrições do Bolsa Família 2020. A solicitação poderá ser feita já a partir do mês de janeiro e solicita que o interessado atenda a uma lista de pré-requisitos e forneça algumas documentações. Saiba como se inscrever no texto abaixo.

Inscrições Bolsa Família para 2020: veja como conseguir o benefício
Inscrições Bolsa Família para 2020: veja como conseguir o benefício

Antes de qualquer coisa é preciso saber se você está apto para receber o auxílio. Por ser um programa social, o governo federal determina alguns critérios de modo que possa selecionar os mais necessitados.

Leia também: Cancelamento do Bolsa Família prejudica Natal dos mais pobres

Nesse caso, podem ser aceitos pelo Bolsa Família os brasileiros que:

  • Estejam inseridos em uma família considerada extremamente pobre, onde comprove receber ao mês, uma quantia que não ultrapasse o valor de R$ 85,00;
  • Estejam inseridos em uma família considerada pobre, onde comprove receber ao mês, uma quantia que não ultrapasse o valor de R$ 170,00;
  • Façam parte do CadÚnico e mantenham todas as informações de cadastro atualizadas, a respeito de cada membro que compõe a família.

Inscrições Bolsa Família no Cadastro Único

Atendendo a esses pontos, é preciso eleger um membro da família para ser o responsável legal do programa.

Ele deverá informar os dados de todos os parentes e responderá por possíveis problemas e irregularidades. A pessoa selecionada precisa ter no mínimo 16 anos.

Na sequência, é necessário que o responsável vá até a unidade do Cadúnico mais próxima de sua residência. Nela ele terá que solicitar o cadastro e fornecer todos os documentos obrigatórios, sendo estes:

  • CPF ou Título de Eleitor.
  • Carteira de trabalho
  • Certidão de casamento,
  • Carteira de identidade (RG)
  • Certidão de nascimento de todos os membros da família;
  • Título de Eleitor.

Aqueles que forem de origem indigna ou vierem de famílias quilombolas precisarão mostrar, além da documentação acima, o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho.

Feito isso, é preciso apenas aguardar a aprovação do governo federal. É importante lembrar que apenas o cadastro no CadÚnico não significa que a família será contemplada pelos auxílios.

O Ministério da Cidadania passa por um processo de curadoria e análise antes de validar a aceitação final.

Caso seja aprovado, o responsável escolhido será notificado para poder retirar seu cartão cidadão e finalizar o cadastro antes do inicio dos pagamentos.

Contato Bolsa Família

Aqueles que tiverem dúvidas, podem entrar em contato por meio do telefone: 0800 726 0207 e pelo site da Caixa: Clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.