Valor do etanol chega a marca impressionante

Tirar os automóveis da garagem está cada vez mais difícil no Brasil. Uma reportagem do Jornal Nacional revelou que o valor do etanol está disponível no seu maior índice dos últimos seis anos. Segundo a matéria, o motivo de tamanha elevação deve ser associado a lei de oferta e procura.

Valor do etanol chega a marca impressionante
Valor do etanol chega a marca impressionante

Com o aumento do preço da gasolina muitos motoristas optaram pelo etanol para poder diminuir o impacto em seus bolsos. Entretanto, os postos ao se depararem com o crescimento da demanda também elevaram os preços do combustível.

Leia também: Entenda o que a volta do DPVAT significa para os brasileiros

Atualmente, o litro da bomba em alguns postos está chegando a R$ 3,09, sendo o maior valor médio desde o mês de dezembro de 2013.

É válido ressaltar que o Brasil é um dos maiores produtores de etanol do mundo. Somente este ano, o estoque foi de 6,8 bilhões de litros contra 6,37 bilhões de litros no mesmo período de 2018.

A população civil reclama, mas admite que ainda assim tem sido a opção mais em conta se levar em consideração o preço da gasolina.

“Problema grande, principalmente pro motorista de aplicativo, taxista, pessoas que vivem do automóvel, do carro, né? Tá complicado”, fala o comerciante Marcos Malaspina em entrevista ao JN.

Representante do Núcleo de Postos de Ribeirão Preto, Fernando Roca afirmam que de fato as bombas estão lucrando mais com o valor do etanol do que o esperado. Já que na comparação com três anos atrás o crescimento foi de 10% nas vendas.

Antes entre 60% a 65%, e hoje pelo menos 75% das vendas são apenas de motoristas interessados em abastecer com o etanol.

Somente no ano passado foram vendidos 19 bilhões de litros, sendo 1,58 bilhão por mês. Este ano, a média chegou a 1,8 bilhão.

“Hoje, o estoque nosso está 4% maior em relação ao ano passado. Só que o consumo está 20% maior. Então, isso que deu essa desestabilizada na oferta e demanda e fez o valor do etanol subir”, afirmou Antonio Eduardo Tonielo Filho, diretor do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Valor do etanol chega a marca impressionante

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA