Tirar os automóveis da garagem está cada vez mais difícil no Brasil. Uma reportagem do Jornal Nacional revelou que o valor do etanol está disponível no seu maior índice dos últimos seis anos. Segundo a matéria, o motivo de tamanha elevação deve ser associado a lei de oferta e procura.
Com o aumento do preço da gasolina muitos motoristas optaram pelo etanol para poder diminuir o impacto em seus bolsos. Entretanto, os postos ao se depararem com o crescimento da demanda também elevaram os preços do combustível.
Leia também: Entenda o que a volta do DPVAT significa para os brasileiros
Atualmente, o litro da bomba em alguns postos está chegando a R$ 3,09, sendo o maior valor médio desde o mês de dezembro de 2013.
É válido ressaltar que o Brasil é um dos maiores produtores de etanol do mundo. Somente este ano, o estoque foi de 6,8 bilhões de litros contra 6,37 bilhões de litros no mesmo período de 2018.
A população civil reclama, mas admite que ainda assim tem sido a opção mais em conta se levar em consideração o preço da gasolina.
“Problema grande, principalmente pro motorista de aplicativo, taxista, pessoas que vivem do automóvel, do carro, né? Tá complicado”, fala o comerciante Marcos Malaspina em entrevista ao JN.
Representante do Núcleo de Postos de Ribeirão Preto, Fernando Roca afirmam que de fato as bombas estão lucrando mais com o valor do etanol do que o esperado. Já que na comparação com três anos atrás o crescimento foi de 10% nas vendas.
Antes entre 60% a 65%, e hoje pelo menos 75% das vendas são apenas de motoristas interessados em abastecer com o etanol.
Somente no ano passado foram vendidos 19 bilhões de litros, sendo 1,58 bilhão por mês. Este ano, a média chegou a 1,8 bilhão.
“Hoje, o estoque nosso está 4% maior em relação ao ano passado. Só que o consumo está 20% maior. Então, isso que deu essa desestabilizada na oferta e demanda e fez o valor do etanol subir”, afirmou Antonio Eduardo Tonielo Filho, diretor do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis.