Cartões do metrô para réveillon do Rio: entenda como funciona

Cariocas que forem curtir o réveillon do Rio de Janeiro na Praia de Copacabana precisão ficar atentos aos prazos de compra dos cartões especiais do Metrô. A partir desta quinta-feira (26), só será possível adquirir o passe na Estação Carioca, localizada no centro da cidade. O horário de funcionamento será das 10h às 21h e atenderá todos até o dia 30.

Cartões do metrô para réveillon do Rio: entenda como funciona
Cartões do metrô para réveillon do Rio: entenda como funciona

O card será utilizado para quem for curtir a queima de fogos do réveillon do Rio na praia. Durante a madrugada do dia 31 dezembro a 1 de janeiro, os cartões unitários, pré-pagos, Giro, RioCard e também o pagamento por aproximação de cartão de crédito não serão aceitos.

Leia também: IPVA 2020 RJ: valor menor anima motoristas

O transfer acontecerá exclusivamente pelo cartão especial que funcionará das 19h até às 05h.

Até quarta-feira (25), era possível emitir as passagens nas estações Pavuna (estação terminal da zona norte), Uruguai (estação terminal da Tijuca), Central, Carioca, Siqueira Campos (Copacabana, na zona sul) e Jardim Oceânico (estação terminal da Barra da Tijuca, zona oeste).

Agora, quem desejar precisará ir até a central carioca para comprar e poderá lidar com uma chance de esgotamento.

Ao todo, serão ofertados cerca de 158 mil cartões, cinco mil a mais do que no ano passado. A venda foi iniciada no dia 9 de dezembro e deve superar os números do ano passado.

Na momento da aquisição, os passageiros precisarão escolher o horário de ida e volta que irá variar das 19h e 0h até às 5h. O valor da passagem é igual aos demais dias do ano, saindo por R$ 4,60 cada viagem.

No caso de pessoas com deficiência, crianças menores de seis anos e idosos acima dos 65, a gratuidade permanecerá, conforme exige a lei. Estes não precisarão de transfer ou comprovação e poderão circular livremente nas estações.

Segundo a gestão administrativa do Metrô do Rio, até então foram vendidos 30% dos cartões e a maioria escolheu chegar em Copacabana entre 19h e 21h. Os horários mais livres são a partir das 22h.

Espera-se que mais de um milhão de pessoas estejam presentes na área da praia para curtir a queima de fogos que acontece anualmente no réveillon do Rio. O evento contará com shows exclusivos, contagem regressiva e diversos palcos.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.